Estagiárias da Psicologia produzem cartilhas orientadoras e informativas sobre o contexto da pandemia

11/08/2020 17h41min

As escritas são direcionadas para todos os públicos

Mesmo em distanciamento social, a URI Santiago segue construindo conhecimento, e é através dessa missão, que desde o início da pandemia, a universidade tem lançado materiais informativos para auxiliar no momento atual.

Recentemente, estagiárias do curso de Psicologia produziram cinco cartilhas orientadoras e informativas sobre o contexto da pandemia pela COVID 19, com o objetivo de acessar a comunidade e os diferentes sujeitos nela inseridos. Para tanto, as escritas são direcionadas para todos os públicos, já que os temas versam sobre saúde mental e o enfrentamento do estresse e ansiedade diante do cenário atual. Há ainda uma cartilha específica para crianças, que contou com a participação de uma colaboradora infantil, Isabelli Carlosso Irion, e outra voltada ao público idoso. Para completar as produções foi criada uma história infantil que tem como título “A história de um vírus muito travesso”, com a intenção de aproximar ainda mais o público infantil da realidade atual, a partir de referências que não remetam apenas aos sofrimentos e perdas advindos do vírus.

A supervisora acadêmica das estagiárias, professora Fernanda Barichello, lembra que “a produção das cartilhas partiu de uma parceria entre a Clínica Escola e algumas acadêmicas, que já haviam demonstrado disponibilidade e interesse em vincular algumas práticas remotas possíveis no período de estágio ao exercício de escritas lúdicas”. A professora destaca que sua tarefa, enquanto supervisora, foi apenas acolher, supervisionar e dar um lugar para um desejo produzido na relação entre todas.

Essa atividade está vinculada às práticas de Estágio em Ênfase B (clínica) e Ênfase A (institucional) e foram realizadas pelas acadêmicas formandas Ana Délis Santos da Silva, Andressa Bittencourt Flores, Jordana Gindri, Kályta Wutzki Pinto, Nitheli Cardoso Bissaco e Thayara Carlosso Irion.   

Conforme a responsável técnica da Clínica Escola, psicóloga Cláudia Bolzan Pinto, as cartilhas serão impressas e disponibilizadas aos pacientes que forem, gradualmente, retornando aos atendimentos.

 

Texto: curso de Psicologia e Núcleo de Comunicação

Galeria de arquivos

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Acadêmicas publicam artigo em livro

18/09/2020 09h13min

Curso de Psicologia convida para a Semana Acadêmica

15/09/2020 14h24min

Setembro Amarelo: cursos de Enfermagem e Psicologia realizarão live

09/09/2020 11h41min

Egressa da Psicologia toma posse em concurso da prefeitura de Gravataí

17/08/2020 16h37min

Cursos de Psicologia terão aula inaugural

03/08/2020 09h16min

MEC divulga renovação de reconhecimento dos cursos de Psicologia, Direito e Administração

20/07/2020 15h14min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157




2020 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago