Especial 30 anos URI: Quem não tem uma história para contar?

16/11/2022 10h46min

Educadora lembra que passava madrugadas lendo as histórias dos alunos

Onde nascem poetas e escritores na Terra dos Poetas? A Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Santiago é um dos lugares.

Lá no ano de 1998, em um desses bate-papos na sala dos professores na hora do intervalo, as professoras Ana Maria Brum e Sandra Guze, de Língua Portuguesa/Redação e Informática, respectivamente, combinaram sobre digitar as redações dos alunos da sétima série. “Naquele tempo, não existiam tantos recursos e, então, um dia, em conversa de sala de professores ela disse: quem sabe eu faço a digitação das redações?”, relembra Ana. Foi sendo selecionado um texto de cada aluno e após a digitação montava-se um livro, que tinha mais o aspecto de um polígrafo. Nascia o “Nossos Pensamentos Viraram História”, precursor do atual projeto “Nascem Poetas e Escritores”.

A professora Ana Maria Brum, idealizadora e coordenadora do mesmo, conta que ele deu uma trégua por alguns anos. Quando retornou, já com o nome atual, os próprios alunos digitavam seus textos. Os lançamentos dos livros aconteciam na sala de aula, com um lanche partilhado. O projeto foi crescendo ano após ano, as obras começaram a ser diagramadas, e, para abrigar tantos convidados, o evento de lançamento ganhou a quadra da escola e até o salão de atos do Câmpus, “era um marco, uma noite de gala”, emociona-se Ana.  

O projeto escolar e didático visa à valorização da escrita e da leitura. “Ele tem todos os objetivos que a gente desenvolve no trabalho de língua portuguesa, que é a escrita, a interpretação, a imaginação, a criatividade”, explica a professora. “Ao planejar uma atividade, pensa-se no todo do aluno, o emocional, o psicológico, e esse projeto é bem abrangente, pela autoestima, autovalorização, realização pessoal, criatividade, superação”. Para ela, superação também para a escola, trabalhando a persuasão para que todos os alunos produzissem, pois, conforme a docente, todo mundo tem algo a escrever.  

A ideia do livro era lançada no mês de maio, a fase da escrita encerrava em outubro. A cada semana, os estudantes iam entregando as partes e a professora fazia a devolutiva na semana seguinte. Os temas eram livres, reais ou imaginários. “A única coisa que eu pedia era que o protagonista da história tivesse algo a ver com eles”. Brum conta que sempre explicou aos pais que, “não esperassem uma gramática rebuscada, nem extremamente correta, eles ainda não tinham estudado concordância verbal e nominal”, inclusive, essa instrução era repassada a quem auxiliava na revisão. Durante anos, acadêmicos de Letras atuaram nessa parte. Professoras da escola e pais também ajudaram.

Com um misto de nostalgia, orgulho e emoção, a educadora lembra que passava madrugadas lendo as histórias. “Meu filho levantava e dizia: o que tu está fazendo? Tu vai ficar aqui sozinha? Eu dizia, vou ficar bem acompanhada, estou com os livros dos meus alunos”.

O alcance do projeto demonstra-se pela presença dos pais e familiares nos lançamentos e pelas entrevistas em rádios e demais meios, impactando na caminhada literária de Santiago, a Terra dos Poetas. “Eu creio que essa repercussão respinga em toda a questão cultural da cidade”. Inclusive, algumas vezes, Brum convidou escritores para conversarem com os alunos.

Kaylane Fernandes, hoje estudante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é uma escritora que nasceu a partir do projeto: lançou o seu segundo livro no ano de 2019. Âncora esteve entre os mais vendidos da Feira do Livro de Santiago. 

Uma viagem com a família

Com o livro “Uma viagem, boas histórias”, Frederico Lehnhard Lamberti, hoje no 1º ano do Ensino Médio, escreveu sobre uma viagem que realizou com a família. “Eu tentei falar de uma coisa que já tinha acontecido, na época eu queria mais segurança, de acordo com os fatos que aconteceram na viagem, que foram muitos, eu poderia ir escrevendo cada vez mais”.

A jovem que ganhou uma bolsa de estudos no exterior

Luana Gavioli de Souza, do 1º ano do Ensino Médio, lançou o “Viva do seu jeito”, contando a história de uma menina que ganhou uma bolsa de estudos para estudar música no exterior. “Eu estava assistindo uma série e ela me prendeu a atenção por retratar aquilo que eu mais gostava, que era dança, canto, artes”. Chegou com o tema na aula, contou para a professora e começou a escrita. “Quando foi o lançamento chorei na frente do palco”, relembra.

Espaço Ana Maria Brum

O projeto totaliza cerca de 350 livros lançados, os quais estão em um acervo na biblioteca. No ano de 2021, quando a professora Ana Maria deixou a instituição devido à aposentadoria, a escola inaugurou o Espaço Ana Maria Brum, uma homenagem à docente que, nos seus 24 anos de atuação, incentivou e colaborou para que muitos escritores despertassem e nascessem. Segundo a direção, o projeto terá continuidade. Enquanto curte a nova fase, Ana está escrevendo seu primeiro livro. “Todo mundo tem história para escrever”.

Santiago, Terra dos Poetas

A Lei 90/2008 declara o município de Santiago como "Terra dos Poetas". O projeto é de autoria do deputado Adroaldo Loureiro (PDT). A cidade é berço de literatos como Aureliano de Figueiredo Pinto, Oracy Dorneles, Zeca Blau, Caio Fernando Abreu, Antonio Manoel Gomes Palmeiro (Barbela), Alessandro Reiffer, Arlete Tusi Consentino, Ayda Brum, Manoel Vargas Loureiro, entre muitos outros escritores. Para se ter uma ideia, atualmente, o livro Infinitamente Mulher, lançado sempre no mês de março, reúne cerca de 130 escritoras.

Neste rol de escritores, está Rosane Vontobel Rodrigues, falecida em acidente de trânsito no dia 26 de julho de 2016, na época ocupando o cargo de Pró-Reitora de Ensino da URI. Licenciada em Letras pela Universidade da Região da Campanha e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, era ligada ao Departamento de Linguística, Letras e Artes da URI e vinculada ao grupo de pesquisa “A Literatura e suas Relações Interculturais”. Uma das fundadoras da URI Santiago e da Escola de Educação Básica.

*Matéria escrita em março/2022- Especial 30 anos

 

Foto 1- Noite de lançamento no Salão de Atos do Câmpus, no ano de 2019

Foto 2- Nasce uma escritora: Kaylane Fernandes lançando seu 2º livro em 8 de novembro de 2019

Foto 3-  Luana, Ana e Frederico no Espaço Ana Maria Brum

Foto 4 - Professora Ana Maria

Foto 5- Um dos acessos da cidade de Santiago

Fotos: NUCOM/divulgação

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Edital de Bolsas de Pesquisa e Extensão encerra hoje

15/04/2024 10h27min

Aberto os Editais de Bolsas de Pesquisa e Extensão

05/04/2024 14h44min

Data de finalização da Avaliação Institucional foi prorrogada

08/11/2023 10h49min

Agosto Dourado buscará compartilhar saberes

22/07/2023 13h57min

Revista Multiciência está com chamada aberta para publicação de artigos

21/07/2023 16h39min

Comunicado sobre expediente

13/07/2023 16h05min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago