Especial 30 anos URI: Frequência educação

27/09/2022 11h29min

Alunos, professores, técnicos e pessoas da comunidade passam pela rádio todos os dias

Quando a luz vermelha do painel acendia dentro do estúdio, a acadêmica de Enfermagem, Arieli Obermeier Pizzuti, hoje egressa, sabia: estava no ar!

Iniciava então o programa “Cuidados de Enfermagem pelas Ondas do Rádio”, que conduziu durante quatro meses, sempre às 10h das quartas-feiras, via URI FM, emissora educativa de Santiago, situada no Câmpus da universidade. Ao vivo, o espaço traz dicas, fala de campanhas, como Outubro Rosa, recebe convidados para entrevistas e também leva ao ar curiosidades e notícias sobre a Enfermagem, profissão tão requisitada e em evidência durante a pandemia da COVID-19.

Para Arieli, aquele receio de estar diante de um microfone ficou para trás. “Não chegava a ser um nervosismo, mas eu tinha um pouco de receio de falar, com a rádio, ajudou um monte, foi muito bom”.

Vários outros alunos, professores, técnicos e pessoas da comunidade passam pela rádio todos os dias. A emissora possui diversos quadros, com enfoques variados, ao gosto do ouvinte. São eles:

Toque Veterinário, Dicas de Leitura, Momento Agro, Tá Ligado, Clínica Escola de Psicologia, Bate-papo com a Amiguinha, Bom Dia com Poesia, Momento Literário, Quinta com Adm, Saúde Mental em Foco, Sextou Direito, Arq Dicas, 106 Atualidades, Farma Cast, Altos Papos

Missão diária:

Atuando em rádio há quase quatro décadas, o radialista e coordenador da emissora, Julio Barcelos, encara o trabalho na URI FM como algo novo, pois além de levar entretenimento aos ouvintes, o que é comum nesse meio, a missão diária é garantir a informação advinda dos colaboradores da universidade por meio de quadros diversos, entrevistas ao vivo e boletins.  

É que a radiodifusão com fins exclusivamente educativos é voltada à transmissão de programas educativo-culturais, não podendo ter caráter comercial nem fins lucrativos. Nessas rádios, é necessária a participação da comunidade escolar/acadêmica na produção da mensagem. Já na programação musical, a URI FM contempla todos os ritmos, mas valoriza a cultura regional e nacional.

Permitir que a URI transborde além de seus “muros”, possibilitando que, na prática, a dimensão comunitária da instituição seja alcançada. Essa é a reflexão da Diretora Geral do Câmpus, professora Michele Noal Beltrão, sobre a 106.1. “Por nossas vozes comunitárias, ensino, pesquisa e extensão transformam-se em notícias e convites para uma vida melhor, onde o conhecimento pode mudar vidas”.

Ouvinte assídua:

O trabalho diante dos microfones, seja gravando um programa ou em uma entrada ao vivo, quando chega à casa das pessoas, vira informação diferenciada. A cabeleireira Seloi Piani Ben, tem no rádio o companheiro que diverte e informa a sua equipe e clientes do salão de beleza Espaço Dellas, em Santiago. “Gosto bastante da parte musical, das informações sobre os cursos e estamos sempre atentos ao que se passa na universidade”. A audiência possibilitou a descoberta sobre como é a atuação de um psicólogo, por exemplo, assunto já abordado pela emissora.

A URI FM também está presente no digital, compartilhando com os seguidores, todos os dias, quem passa pelos estúdios. É possível acompanhar pelo Instagram @fmuriradio ou Facebook radiourifm.uri

Fundada no ano de 2004 e tendo como slogan “A Sua Sintonia Inteligente”, a URI Santiago expande fronteiras através desse meio que, desde o nascimento, na década de 1920, valoriza ideias e costumes de uma determinada comunidade, pois com seu apelo local e regional, interliga, educa e aproxima pessoas.

*Matéria escrita em março/2022- Especial 30 anos

 

Foto 1- Arieli no estúdio ao vivo

Foto 2 - Julio Barcelos e acadêmica Beatriz Zuchetto Volz gravando quadro do curso de Psicologia

Foto 3- Ouvinte acompanha as informações elaboradas pelos cursos de graduação

Fotos: NUCOM

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Nova oportunidade: vestibular dia 6 de dezembro

28/11/2022 18h10min

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ocorreu na URI Santiago

26/11/2022 10h44min

Mais prazo para votar na Consulta Popular

24/11/2022 11h53min

Trabalhe conosco: seja professor (a) do curso de Ciência da Computação

24/11/2022 11h11min

Acadêmico (a): rematrículas de 23 de novembro a 2 de dezembro de 2022

23/11/2022 16h27min

URI Santiago apresenta o crédito PRAVALER

23/11/2022 15h44min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157




2022 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago