Especial 30 anos URI: companhia inseparável do produtor rural

22/06/2022 14h43min

‘Até uma pessoa que não é agrônomo ou técnico, se souber seguir o menu do livro, consegue encontrar alguma solução’, conta produtora

Um livro para não ocupar prateleira. Com essa recomendação, o professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Santiago Marcelo Gripa Madalosso lançou, em 28 de novembro de 2021, o livro “Manual de Identificação de Doenças em Soja e Erros de Diagnose”.

De autoria de Marcelo e dos estudantes Luiz Eduardo Braga, Eduardo Argenta Steinhaus e Luiz Francisco Warpechowski, tem na co-autoria alunos de grupo de pesquisa da URI Câmpus Santiago e Santo Ângelo. De Santiago, integram o livro Gabriel Roos, Felipe Disconzi, Leonardo Gollo, Cristiano Bonato, Fabricio Dalenogare, Louner Bernardi e Thiego Renz.

Lançado pela Editora Metrics, Madalosso disse que ele pode ser um companheiro inseparável dos produtores. “Não é um livro para ficar em prateleira, eu fiz para botar no bolso da calça, para ti botar na porta da camioneta, pra ti deixar dentro do carro e ir pro campo”, declarou, no vídeo de lançamento pelo Youtube (foto 1).

O livro viaja quilômetros na companhia da produtora rural Gabriela Nichel (foto 2), estando presente em vários momentos do seu dia a dia. A engenheira agrônoma, natural de Três de Maio, planta cerca de 3 mil hectares de soja, milho, trigo e feijão nos municípios de Chiapetta e Independência, no noroeste do Rio Grande do Sul. Ela adquiriu não apenas um, mas vários exemplares do livro, repassando-o aos funcionários da propriedade. “Ele é um manual de mão, hoje temos literaturas boas sobre fitopatologias, mas estamos longe de ter um livro aplicável para o dia a dia”, constata. Nichel considera que Madalosso e os estudantes conseguiram montar um “bom arsenal”, que se encaixa na realidade dos agricultores. “Ficou muito prático, até uma pessoa que não é agrônomo ou técnico, se souber seguir o menu do livro, consegue encontrar alguma solução”.

Está repleto de ilustrações e mais de duzentas fotos, mostrando de maneira objetiva mais de 20 doenças que atacam a cultura da soja. “Serve para ajudar na identificação das doenças em soja a campo, auxiliando em desvendar os erros mais comuns que causam confusão de diagnose”, explica Madalosso. Gabriela pensa que existe uma amplitude grande de doenças e que na teoria é bem complicado. “Mas a parte de fotos que eles conseguiram juntar, deixou tudo muito didático”.

Na safra 2021/2022 de soja, devido à estiagem e a falta de umidade, não aconteceu o problema da ferrugem, prevalecendo pragas e insetos. Porém, pode ocorrer algum dano no momento de aplicar produtos químicos na lavoura, o que também é tratado na obra. Um capítulo específico aborda a respeito da fitotoxicidade de produtos químicos – a capacidade de agentes, como fungicidas, causarem danos na parte aérea da planta.  “Não é uma doença, é uma fito causada por um produto que tu aplicou”, relata a produtora.

Até o mês de janeiro de 2022, já haviam sido vendidos mais de 2 mil exemplares. A versão espanhola foi lançada no mês de março, durante a feira Innovar Feria Agropecuaria, o maior evento agropecuário do Paraguai. “Já estamos com um livro internacional”, comemora o professor.

O lançamento do livro no canal do Youtube está no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=y7OnvKunxh0

Para adquirir o livro

Basta enviar um e-mail para  livrodoencassoja@gmail.com

 

 

 

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Edital de Bolsas de Pesquisa e Extensão encerra hoje

15/04/2024 10h27min

Aberto os Editais de Bolsas de Pesquisa e Extensão

05/04/2024 14h44min

Data de finalização da Avaliação Institucional foi prorrogada

08/11/2023 10h49min

Agosto Dourado buscará compartilhar saberes

22/07/2023 13h57min

Revista Multiciência está com chamada aberta para publicação de artigos

21/07/2023 16h39min

Comunicado sobre expediente

13/07/2023 16h05min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago