Escola da URI Santiago realiza 25ª Mostra Científica

05/07/2024 18h49min

O evento incentiva o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação no Ensino Fundamental e Médio

O conhecimento e a pesquisa tomaram conta da Escola de Educação Básica da URI Santiago, na manhã desta sexta-feira (5), com a realização da 25ª Mostra Científica. O evento anual transformou os espaços da Escola em verdadeiros centros de descoberta, apresentando uma diversidade de projetos inovadores, desenvolvidos pelos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. 

A Mostra de Iniciação Científica visa motivar os estudantes a aderirem à pesquisa e a buscarem soluções para problemas mundiais. Sendo assim, de biologia à física, passando por tecnologia e até mesmo questões sociais, cada projeto refletiu não apenas o interesse dos estudantes, mas também o seu compromisso com a inovação e o conhecimento. 

Ao todo foram 43 trabalhos apresentados, sendo 21 painéis com Pesquisa Científica do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e mais de 22 trabalhos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental. 

Conforme a Diretora da Escola de Educação Básica da URI Santiago, Professora Roselaine Lamberti, a Mostra Científica é fundamental para relacionar mais a prática com a teoria e também fomentar a busca por soluções e pesquisas inovadoras. 

- Esse trabalho visa despertar no aluno e no Professor, o espírito investigativo e a busca por métodos que poderão ser aplicados na sociedade como forma de solucionar problemas mundiais - ressalta a Diretora Profa. Roselaine. 

Entre os destaques da Mostra estavam projetos que abordavam questões contemporâneas, como soluções sustentáveis para problemas ambientais locais e o desenvolvimento de tecnologias acessíveis para comunidades carentes. Os estudantes não apenas apresentaram suas descobertas, mas também explicaram os processos complexos por trás de cada experimento, demonstrando uma compreensão profunda dos conceitos científicos envolvidos.

Segundo a Diretora Profa. Roselaine, os projetos foram iniciados no mês de março e em conjunto com os Professores, foram construídos e desenvolvidos. No entanto, no 2º semestre, após a Mostra Científica, os estudantes irão apresentar na comunidade por meio de eventos em Universidades. 

- A Escola ainda apoia e incentiva a apresentação desses projetos na comunidade, levando esses estudantes para Universidades e espaços de educação. No ano passado, tivemos muitos trabalhos premiados e com certeza, este ano também será um sucesso para a URI Escola -, conclui a Diretora. 

Desse modo, a Mostra Cientifica promove o interesse pela ciência entre os estudantes, e ainda fortalece habilidades essenciais como pesquisa, análise crítica e comunicação. O processo ainda inspira e molda mentes curiosas e preparandas para o futuro.

- São anos de dedicação a um ensino diferenciado e transformador que além da educação formal traz o incentivo a construção do conhecimento, a ciência e a tecnologia para dentro da sala de aula - ressalta o Diretor Geral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, Professor Júlio Cesar Wincher Soares. 

Os alunos, por sua vez, saíram inspirados e motivados a continuar explorando novos horizontes científicos. Já a Escola de Educação Básica da URI reafirmou seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade, onde a inovação e a pesquisa são incentivadas desde cedo, preparando assim os futuros líderes e pensadores do amanhã.

Com o sucesso desta edição da Mostra Científica, fica claro que o potencial dos alunos vai muito além das paredes da sala de aula. Suas ideias e descobertas não só impressionaram, mas também deixaram uma marca duradoura na comunidade escolar e além dela.

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Inovação e experimentação na Escola de Educação Básica da URI é destaque em publicação de Revista na área da Educação

20/07/2024 10h56min

Escola de Educação Básica da URI suspende aulas desta semana

01/05/2024 19h57min

Formação Docente Continuada 2024/1 tratou sobre ESG e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

26/02/2024 14h31min

Divulgado os selecionados no processo de concessão de bolsas da Escola de Educação Básica

06/12/2023 13h23min

Divulgado os pré-selecionados no processo de concessão de bolsas da Escola de Educação Básica

24/11/2023 14h59min

Escola de Educação Básica da URI Santiago participa da 5º Edição do Espaço Ciência da UFN

20/11/2023 15h20min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago