Com o tema “Conexão, conhecimento científico e transformação”, evento reuniu 65 trabalhos de pesquisa e prática
Na manhã desta sexta-feira (04), a Escola de Educação Básica da URI realizou a 26ª edição da sua tradicional Mostra de Iniciação Científica. Das 9h às 11h30min, estudantes, professores, familiares e visitantes circularam pelos estandes montados nas dependências da Escola, conferindo os projetos desenvolvidos pelos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Neste ano, a Mostra trouxe como tema central “Conexão, conhecimento científico e transformação”, evidenciando o compromisso da Escola da URI com a formação investigativa e o pensamento crítico dos alunos. A atividade contou com a presença das escolas convidadas Sebastião Colpo e Thomas Fortes, que visitaram os estandes e dialogaram com os estudantes expositores.
De acordo com a Diretora da Escola, Professora Roselaine Lamberti, a temática escolhida busca instigar os alunos a perceberem o papel transformador do conhecimento.
- Conexão no sentido de mostrar para o aluno que ele tem várias esferas de pesquisa para buscar essa transformação. E o conhecimento científico para mostrar que não basta apenas o saber, mas a busca por várias temáticas -, explicou a Prof. Roselaine.
A edição de 2025 contou com 23 trabalhos científicos desenvolvidos por alunos do 9º ano e Ensino Médio, apresentados em formato de banner para bancas avaliadoras, e 42 trabalhos mão na massa, construídos pelos alunos do 6º ao 8º ano com auxílio dos Professores.
- A ideia é despertar o interesse pela investigação científica nos anos finais do ensino fundamental. No ensino médio, os trabalhos são realmente científicos, já pensando no ingresso na Universidade e na análise crítica da sociedade em que vivem -, completou a Diretora.
Entre os destaques da Mostra está o projeto desenvolvido pelas alunas Emanuele Carvalho e Beatriz Flores, do 1º ano do Ensino Médio, com o tema “Menopausa e perda de colágeno”. Orientadas pela Professora Cisnara Amaral, as estudantes aprofundaram seus conhecimentos sobre esse período da vida das mulheres e os impactos na saúde.
O trabalho teve como objetivo compreender os impactos da menopausa e sua relação com a perda de colágeno. A pesquisa contribuiu significativamente para o entendimento desse período natural da vida feminina, que todas as mulheres vivenciarão em algum momento. Como parte da iniciativa, as alunas também produziram colágeno para ser distribuído a mulheres com mais de 40 anos.
As alunas também destacaram o papel social do projeto:
- Ainda há muito tabu sobre a menopausa, e esse tipo de iniciativa é importante para normalizar o tema e informar melhor a sociedade -, ressaltaram as alunas.
Outro projeto apresentado foi o da aluna Luiza Soares do Amaral, também do 1º ano, que pesquisou sobre a influência da literatura brasileira no audiovisual. A proposta analisou obras literárias e suas adaptações cinematográficas, refletindo sobre o papel da arte na formação cultural do país.
- A literatura brasileira mostra problemas sociais, como o racismo e a marginalização, e suas adaptações para o cinema são formas diferentes de comunicação, que se complementam - , explicou a aluna, que trabalhou com títulos como Dom Casmurro, Capitães da Areia, A Hora da Estrela, Tieta e Cidade de Deus.
A Mostra de Iniciação Científica é um dos principais eventos da Escola da URI, estimulando o protagonismo estudantil, a articulação entre teoria e prática e a autonomia intelectual. Segundo a Professora Roselaine, os alunos ficaram felizes diante desta ação, bem como todo o corpo de profissionais da escola.
- Nós, enquanto gestoras e professores, estamos orgulhosos de vê-los sistematizando o conhecimento, vivenciando e apresentando para as bancas, famílias e colegas de outras escolas -, complementou a Diretora.
O evento, aberto à comunidade escolar e às famílias, reafirma o compromisso da Escola da URI com a formação integral dos seus alunos, integrando ensino, pesquisa e inovação desde as etapas iniciais da vida acadêmica.