Na tarde da última sexta-feira (13), a Escola de Educação Básica da URI Santiago celebrou a inauguração do seu novo espaço: o Laboratório Maker. O projeto inovador visa fomentar a criatividade e o aprendizado prático dos estudantes através de tecnologias de última geração.
A inauguração do espaço foi apresentada pelo componente do time de implementação da Zoom Education, Adolfo Franco, que esteve acompanhando o processo junto à Escola. Além disso, o momento recebeu o Diretor Geral, Professor Julio Cesar Wincher Soares, a Diretora da Escola, Profa. Roselaine Lamberti, a Vice-diretora, Profa. Luciane Manzoni, demais Professores do Câmpus e da Escola e estudantes da educação básica.
A cerimônia de abertura foi iniciada com uma apresentação sobre o conceito de “maker” e suas implicações para a educação moderna. O Laboratório foi concebido para oferecer um ambiente onde a experimentação, a criatividade e a resolução de problemas sejam fomentadas através do uso de tecnologias avançadas e ferramentas especializadas.
A Escola da URI possui uma parceria com a Zoom Education, aplicando metodologias inovadoras da educação infantil até o oitavo ano. Sendo assim, a Diretora da Escola, Profa. Roselaine Lamberti salienta a importância do novo espaço para o desenvolvimento ainda mais aprimorado dos estudantes.
- Com a implementação do Laboratório Maker na Escola da URI, nossos alunos e Professores terão novas possibilidades e novas ferramentas para desenvolverem aprendizagens mais avançadas. Bem como, o espaço também será de extrema relevância para os Professores das mais diversas disciplinas e áreas, com intuito de expandir ainda mais o conhecimento tecnológico -, ressalta a Diretora da Escola.
Equipado com impressoras 3D, kits de robótica, ferramentas de eletrônica e uma variedade de materiais para prototipagem, o Laboratório promete ser um ponto de encontro para a criatividade e a inovação. As instalações foram projetadas para serem flexíveis e adaptáveis, permitindo que os alunos trabalhem em uma ampla gama de projetos e colaborem entre si.
Os participantes tiveram a oportunidade de ver demonstrações ao vivo dos equipamentos que estão disponíveis no novo espaço, bem como, compreender as técnicas para criar protótipos e explorar novas ideias. A empolgação e o entusiasmo foram evidentes, com muitos alunos expressando seu desejo de mergulhar nos desafios e nas oportunidades oferecidas pelo laboratório.
Além disso, a Escola também investiu na capacitação dos Professores e técnicos para garantir que eles possam orientar os alunos de maneira eficaz e aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis. Desse modo, o espaço sempre terá um monitor apto a auxiliar as atividades no local de ensino.
Para o Diretor Geral, Prof. Julio Soares, o novo laboratório não é apenas um espaço físico, mas uma promessa de transformar a forma como o conhecimento é transmitido e aplicado.
- Com o Laboratório Maker, a Escola da URI está se posicionando na vanguarda da educação tecnológica, preparando seus alunos para enfrentar os desafios de um mundo em rápida evolução -, ressalta o Diretor Geral.
A inauguração do Laboratório Maker é um testemunho do compromisso da Escola da URI com a inovação e a excelência educacional. Com este novo recurso, a Escola espera inspirar seus alunos a explorar, criar e crescer, abrindo novas portas para o futuro acadêmico e profissional de cada um deles.