Objetivo da visita foi fomentar a troca de experiências e identificar oportunidades de inovação
Nesta segunda-feira (17) o Diretor Acadêmico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, Professor Izaque Ribeiro, e o Gestor do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), Professor Higor Machado, realizaram uma visita ao TECNOPUC, o Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. A visita teve como principal objetivo proporcionar uma imersão para os integrantes da URI Santiago, a fim de trocar experiências, ideias e informações sobre inovações tecnológicas que podem ser implementadas no Câmpus de Santiago.
Durante a visita, os representantes da URI Santiago foram acompanhados por gestores de inovação do TECNOPUC, que apresentaram as diversas empresas e estruturas que compõem o parque tecnológico. A equipe da URI Santiago teve a oportunidade de conhecer mais de perto os projetos e soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidos dentro do espaço, além de aprender sobre as práticas adotadas para fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias.
- Essa visita foi fundamental para que pudéssemos conhecer de perto o ecossistema de inovação do TECNOPUC. Temos a intenção de trazer ideias e práticas para o nosso Câmpus, com o objetivo de fomentar a inovação tecnológica em nossa região, além de estreitar laços entre a URI Santiago e o ambiente inovador de Porto Alegre -, destacou o Diretor Acadêmico, Prof. Izaque Ribeiro.
O TECNOPUC é um dos principais centros de inovação do estado, abrigando empresas e startups que trabalham com desenvolvimento de tecnologias de ponta. O local também oferece apoio a empreendedores e pesquisadores, promovendo um ambiente propício à inovação e à pesquisa aplicada.
Para o Professor Higor Machado, a visita foi uma oportunidade única de aprendizado.
- A troca de experiências com os gestores do TECNOPUC nos proporcionou novas perspectivas sobre como podemos integrar a inovação tecnológica nas ações do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari, o que tem grande potencial de impacto positivo para a comunidade de Santiago e região -, afirmou o Gestor do PMTVJ, Prof. Higor Machado.
A visita ao TECNOPUC é um dos primeiros passos para a implementação de novas iniciativas de inovação no Câmpus de Santiago, com o objetivo de aproximar a Universidade de práticas tecnológicas avançadas e reforçar o compromisso da URI Santiago com o desenvolvimento regional por meio da tecnologia e da educação de qualidade.
Com o incentivo à inovação e à modernização, a URI Santiago segue com o foco em sua missão de contribuir com o progresso e a transformação tecnológica da região do Vale do Jaguari.