Na noite de quarta-feira, (16), aconteceu o segundo encontro do movimento Agosto Dourado, em conjunto com a Aula Inaugural do Curso de Enfermagem, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago. O evento tinha como tema: Compartilhando Saberes para Fortalecer a Prática do Aleitamento Materno, reuniu acadêmicos e docentes, além da presença da Diretora Acadêmica, Professora Claudete Moreschi e do Prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda.
Durante o encontro, os presentes foram agraciados com três palestras, cujo foco seguia a necessidade de fortalecer o movimento Agosto Dourado. As atividades foram iniciadas com a palestra: “A importância da atenção materno infantil”, com as Fonoaudiólogas, Adeline Suzanne Zingler e Nathalia de Moraes Rockenback, ambas atuantes do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).
As especialistas apresentaram métodos e fundamentos, que devem ser observados durante o período de aleitamento do recém nascido. De acordo com elas, existem situações comuns vivenciadas pelas mães e que, caso sejam tratadas sem acompanhamento profissional, podem acarretar em problemas aos bebês.
- É importante se atentar aos mínimos detalhes, pois por muito tempo se interpretou as atitudes dos bebês durante a mamada, como algo saudável. Porém, tais situações podem gerar problemas mais para frente - relata a fonoaudióloga, Adeline.
Além de especificarem todos os processos e os possíveis desconfortos, as profissionais indicaram os devidos manejos para auxiliar neste momento. Assunto que foi agregado na segunda palestra da noite, que contou com a presença da Enfermeira Sandra Ost Rodrigues, proprietária do Consultório SS Enfermagem e antiga Docente da URI Santiago.
Após um ano e meio da decisão que mudou o rumo da sua carreira profissional, a Enfermeira retorna ao Câmpus, para tratar sobre “Consultoria em Aleitamento Materno: Vivências em Consultoria de Enfermagem”. A especialista realiza consultorias acompanhando as mamães desde o Pré-Natal, o Nascimento e o Pós-Parto, e objetiva assim, promover a melhor e mais segura experiência, diante deste momento tão significante na vida de uma família.
- Embora seja um momento lindo e encantador, muitas mamães se sentem inseguras e desconfortáveis na gravidez e eu me dedico à auxiliá-las neste período, dando o suporte em todas as etapas e mostrando as melhores formas de garantir a saúde de ambos -,enfatiza a enfermeira e consultora.
Por fim, a Profª Enfermeira, Bianca Zanardi Porto, do Curso de Enfermagem da URI Santiago, palestrou sobre “O Pré-Natal e o Aleitamento Materno”. A docente pode tratar a realidade enfrentada por muitas mães e os devidos métodos que podem ser tomados desde o início da gestação, pensando no melhor à mãe e ao bebê.
O movimento Agosto Dourado
As atividades alusivas ao Agosto Dourado tiveram início no dia 1º de agosto, na Câmara de Vereadores de Santiago e buscam Compartilhar Saberes para Fortalecer a Prática do Aleitamento Materno. O movimento é realizado pelo Curso de Enfermagem da URI Santiago e pelo Centro Materno Infantil, com apoio da Cauzzo Mais e do app 287 Driver.
O mês de agosto reforça que o leite materno concentra todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê, com destaque para antimicrobianos, anti-inflamatórios, enzimas digestivas e vários tipos de hormônios.
O movimento foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017, que determina que, no decorrer do mês, ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sejam intensificadas. A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, em um encontro da Organização Mundial de Saúde (OMS) com o Fundo das Nações Unidades para a Infância (UNICEF).
Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países
A próxima atividade organizada pelo Curso de Enfermagem da URI Santiago e pelo Centro Materno Infantil, acontecerá no dia 29, na Sala de Espelhos, no prédio 9 da Universidade. O encontro irá reunir gestantes e puérperas em uma consultoria em amamentação.