Encerramento da XIX Semana Acadêmica de Direito

08/04/2019 14h25min

Noite memorável, com homenagem, marca o último dia de realização das atividades

O fim do evento foi marcado por homenagem feita ao professor Lourenço Juarez Biermann, que solicitou aposentadoria depois de construir um legado de 34 anos como professor na URI Câmpus de Santiago. “Ele se fez especial para todos nós e para a instituição. Estou muito emocionada porque na minha trajetória eu tenho a satisfação de ter sido aluna do professor Juarez”, afirma a coordenadora do curso de Direito, Fabiana Barcellos. Ex-alunas, hoje professoras; colegas de trabalho, amigos e familiares prestaram a singela homenagem de despedida relembrando momentos vivenciados ao lado de Biermann, dentro e fora da universidade.

Conhecido popularmente como “Juju”, o grande mestre Juarez é sempre lembrado por ser brincalhão, jovial, sábio e muito sério em tudo o que faz. “Tem algo que eu sempre admirei nele: é saber que além de nós existe mais. E que nós existimos para esses alguéns, além de nós. Não trabalhamos para o aluno. Nós vivemos, trabalhamos, existimos para algo muito além das fórmulas e técnicas, existimos para nos formarmos humanos e cada vez mais humanos. Para sermos humanos precisamos de um humano que nos ensine a ser mais humano. Ele nos ensinou”, emocionado, salienta o professor da URI e sobrinho de Biermann, Antônio Augusto Biermann.

Em discurso, Lourenço Biermann se referiu à URI fazendo uso da palavra “obrigado” para demonstrar o nível máximo de gratidão: “Quando nos sentimos vinculados e comprometidos com as pessoas, quer dizer que fico obrigado perante vós. E quando digo obrigado por essa magnífica oportunidade, quero dizer que fico eternamente comprometido. Obrigado por corresponder aos colegas e acadêmicos nesse maravilhoso tempo aqui na URI”, diz.

Lourenço Juarez Biermann ocupou vários cargos importantes na cidade, tais como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), delegado de Educação, professor no Colégio Estadual Cristóvão Pereira, professor na Escola Professor Isaísas, presidente Fundo Educacional de Santiago (FESAN), diretor da FAFIS, diretor-presidente do Lions Clube, provedor do Hospital e professor na URI Câmpus Santiago.

Mais sobre a Semana Acadêmica

Ainda nesta noite houve uma palestra sobre Governança e Gestão de Risco no Agronegócio, ministrada pela advogada Odara Weinmann, que reuniu acadêmicos dos cursos de Direito, Agronomia e Veterinária. Odara falou sobre a necessidade de fazer parcerias e ter uma equipe multiprofissional: “Este é um segmento que prospera, pois é voltado a soluções extrajudiciais, já que o dinamismo não pode ficar à mercê de morosidades. Mas precisamos de conectividade, de profissionalismo para que seja bem executado. Não conseguimos mais apenas operar depois da porteira, a assessoria tem de ser completa”, justifica.

Já na manhã dessa sexta os alunos das escolas de Ensino Médio de Santiago participaram de um diálogo sobre Violência e as repercussões na sociedade. Interatividade que proporcionou aos alunos maior conhecimento sobre

Nos outros dois dias de evento foram discutidas as seguintes temáticas: Crise Venezuelana e os Impactos no Brasil; Violência Doméstica; Processo Legislativo; Taquigrafia Forense e Processo Previdenciário.

 

 

CLIQUE AQUI e confira a galeria de imagens.







Postagens Relacionados

Projeto Aprendizado Jurídico vem aí

17/10/2019 17h15min

Saiba tudo sobre o curso de Administração da URI Santiago

17/10/2019 15h36min

Saiba tudo sobre o curso de Agronomia da URI Santiago

17/10/2019 15h34min

Saiba tudo sobre o curso de Ciências Ambientais da URI Santiago

17/10/2019 15h29min

Saiba tudo sobre o curso de Direito da URI Santiago

17/10/2019 15h27min

Saiba tudo sobre o curso de Enfermagem da URI Santiago

17/10/2019 15h26min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97700-000
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157




2019 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago