Cinco Cursos de Graduação da URI Santiago foram avaliados
No último domingo (26), foi realizado o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) edição 2023, com os acadêmicos concluintes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago. Neste ano foram avaliados os Cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Medicina Veterinária, Farmácia e Enfermagem, da URI Câmpus Santiago.
O Enade é uma das ferramentas de avaliação dos Cursos Superiores no Sistema Federal de Educação Superior. Sendo assim, é o componente curricular obrigatório, portanto, faz parte de todo o Curso Superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em território nacional. Aplicado para estudantes ingressantes e concluintes dos cursos selecionados, cada graduação é avaliada de três em três anos, tendo a participação como obrigatória para obter o diploma.O exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes sobre conteúdos, habilidades e competências para exercer a profissão.
A prova é composta por itens de formação geral, comum aos Cursos de todas as áreas, e de componente específico. No entanto, esta edição teve no componente de Formação Geral:
• 10 questões de Formação Geral, sendo: 9 questões de múltipla escolha e 1 questão discursiva que avalia aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto;
• 30 questões do Componente Específico da área avaliada envolvendo situações-problema e estudo de casos, sendo: 29 questões de múltipla escolha e 1 questão discursiva.
• Questionário de percepção sobre a prova.
O concluinte teve 4 horas para resolver as questões de Formação Geral e do componente específico.
A URISantiago realiza o Projeto “Enade: Pensando no futuro!” que tem como objetivo implantar ações que promovam o conhecimento referente ao exame. Assim, a Direção, Coordenação, Colegiado e Colaboradores auxiliam em todas as etapas do processo, inserindo em todo contexto acadêmico. Dentro do projeto, foram realizadas palestras de divulgação e esclarecimentos sobre as etapas do Enade e também Oficinas para realização de provas e otimização do tempo.