O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Santiago, divulga alista dos cursos que serão enquadrados nas provas deste ano, bem como os nomes dos alunos (em anexo) que deverão participar. O Enade 2019, regulamentado por Edital (a ser publicado), é COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO dos cursos de graduação, conforme determina o § 5º do artigo 5º da Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, composta por dois instrumentos: prova para avaliação individual de desempenho do estudante e questionário do estudante.
O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de avaliação da Educação Superior (SINAES). O SINAES é composto também pelos processos de avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o ENADE, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo Brasil.
Cursos enquadrados:
Cursos Presenciais: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Farmácia, Enfermagem, Educação Física (Bacharelado) e Medicina Veterinária.
Cursos EAD: Tecnologia em Estética e Cosmética e Tecnologia em Gestão Ambiental.
SOBRE OS RESULTADOS
Os resultados do ENADE, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito ENADE, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC), todos normatizados pela Portaria nº 40, de 2007, republicada em 2010. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.
REGISTROS
O ENADE deverá ser registrado em todos os históricos Escolares dos acadêmicos concluintes dos cursos superiores reconhecidos pelo MEC e seu conceito específico por curso poderá ser consultado no site do INEP: http://portal.inep.gov.br/web/guest/relatorios.