Eleições na URI: candidatos aos cargos eletivos apresentam compromissos para gestão 2023-2026

04/10/2022 11h32min

Candidatos da Reitoria, situada em Erechim, cumpriram agendas em Santiago na segunda-feira (3)

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) terá eleições no próximo dia 11, visando ao preenchimento de cargos e representações da estrutura de administração. Serão preenchidos cargos da Reitoria, Diretoria de Câmpus Central, Coordenador de curso de graduação, Administração de órgão complementar - Escola de Educação Básica e Profissional, representação no Conselho Universitário e representação no Conselho de Câmpus Central (veja aqui o edital). 

Na segunda-feira (3), a chapa única da Reitoria e também da Direção da URI Câmpus Santiago e Escola da URI cumpriram diversas agendas, falando do pleito e apresentando as propostas da gestão 2023-2026. Às 13h30min, estiveram com membros do Conselho de Câmpus, GT - Grupo de trabalho dos Técnicos e demais candidatos aos cargos eletivos. Às 15h, participaram de coletiva de imprensa, e às 16h, na prefeitura, reuniram-se com representantes da comunidade que compõem o Colégio Eleitoral para Eleição da Reitoria da URI.

Da Reitoria, estiveram presentes o atual Reitor, professor Arnaldo Nogaro, a atual Pró-Reitora de Ensino, professora Edite Maria Sudbrack, e os professores Marcelo Paulo Stracke e Ezequiel Plinio Albarello, respectivamente candidatos a Pró-Reitores de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e Administração, esses, os novos nomes da chapa. A proposta da mesma é o diálogo, práticas colaborativas, inovação e unidade de propósitos para cumprir a missão e valores da URI.

A chapa única para a Direção da URI Câmpus Santiago, URI (União, Realidade, Inovação), é composta pelo professor Julio Cesar Wincher Soares e professora Claudete Moreschi. Eles buscam substituir os atuais diretores Michele Noal Beltrão (Geral), Claiton Ruviaro (Acadêmico) e Rita Nicola (Administrativa). Na Escola, as candidatas são as professoras Roselaine Lamberti (Diretora) e Luciane Manzoni (vice). Atualmente, ocupa o cargo de Diretora a professora Luiza Tamiosso e de vice a professora Roselaine.

Coletiva de Imprensa evidenciou desafios e expectativas

Em coletiva de imprensa, às 15h, no gabinete da direção, Nogaro citou dificuldades nos dois anos de pandemia, mas comemorou: “a URI não parou atividades um único dia”. Reforçou que a universidade é a 5ª mais lembrada do Estado do Rio Grande do Sul, sinal de que é feito um trabalho relevante no ensino, pesquisa e extensão.

Questionado sobre o custeio dos estudantes aos estudos, Arnaldo citou a ideia de resgatar a formação de professores, já que a projeção é de que haverá apagão de profissionais no futuro. A meta é fazer um trabalho junto aos municípios sobre o assunto. Nogaro disse que espera uma mudança na política de financiamento dos governos federal e estadual. “Nós temos que brigar por políticas públicas que trabalhem essa perspectiva e ainda temos que correr atrás de uma frente política junto aos deputados e senadores para que existam esses programas de financiamento”.

O Reitor citou algumas metas, como equilibrar sustentabilidade financeira, consolidar programas Stricto Sensu e aumentar índice geral de cursos.

O professor Julio disse que foi através da gestão no Polo de Modernização Tecnológica que entendeu, ainda mais, a dimensão da universidade e sua ligação ao desenvolvimento regional. Já a professora Roselaine, da escola,  falou do fortalecimento da proposta pedagógica, entre outros assuntos, como tecnologia, inovação, infraestrutura, matrículas abertas e referência em aprendizagem (conseguindo relevantes resultados junto ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM).

Estiveram presentes o site Santiago News, Grupo de Notícias Integradas (GNI), Rádio Santiago, Rádio da URI e a assessoria de imprensa da universidade, que acompanhou o momento.

 

Fotos: Núcleo de Comunicação URI e Júlio Barcelos (Rádio URI FM)

 

 

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Edital de Bolsas de Pesquisa e Extensão encerra hoje

15/04/2024 10h27min

Aberto os Editais de Bolsas de Pesquisa e Extensão

05/04/2024 14h44min

Data de finalização da Avaliação Institucional foi prorrogada

08/11/2023 10h49min

Agosto Dourado buscará compartilhar saberes

22/07/2023 13h57min

Revista Multiciência está com chamada aberta para publicação de artigos

21/07/2023 16h39min

Comunicado sobre expediente

13/07/2023 16h05min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago