Clairton Pivoto, formado em Psicologia pela URI Santiago em 2014, lidera ações que promovem cidadania, inclusão e acessibilidade no Rio Grande do Sul
A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago tem orgulho de ver seus egressos ocupando espaços de protagonismo na sociedade. Um exemplo inspirador é o santiaguense Clairton Pivoto, que assumiu no dia 11 de junho de 2025 o cargo de Diretor do Departamento de Diversidade e Inclusão, vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A partir dessa importante função, Clairton é o responsável direto pela gestão, articulação e elaboração de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no Estado. Entre as ações estratégicas do Departamento estão a coordenação de uma equipe técnica especializada, o suporte a projetos e o acompanhamento de emendas parlamentares destinadas a programas de inclusão e acessibilidade em diversas regiões do RS.
Um dos principais projetos sob sua liderança é o “RS em Libras”, iniciativa que garante atendimento em Libras nos serviços do Estado, 24 horas por dia, sete dias por semana, de forma online e gratuita. A proposta já está em expansão e visa garantir acessibilidade em todos os espaços públicos do governo estadual.
Outro ponto de destaque do trabalho de Clairton é a gestão de mais de 200 projetos vinculados a emendas parlamentares, que envolvem desde a análise técnica e liberação de recursos até a fiscalização e prestação de contas. Ele também atua em articulação com diferentes secretarias estaduais, promovendo ações transversais para garantir os direitos das pessoas com deficiência nas áreas da saúde, educação, trabalho, transporte, entre outras.
Natural de Santiago, Clairton leva ao governo gaúcho não apenas sua formação em Psicologia pela URI, mas também um histórico de compromisso com a cidadania, a equidade e a promoção dos direitos humanos. Sua trajetória demonstra como a educação de qualidade, aliada à sensibilidade social, pode transformar realidades e ampliar o acesso à dignidade e à autonomia para milhares de pessoas.
A URI Santiago parabeniza Clairton pela conquista e deseja sucesso em sua missão de tornar o Rio Grande do Sul mais justo, acessível e inclusivo.