Egressas encontraram na Universidade o caminho para pesquisa e prática
Egressas do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago foram aprovadas no Programa de Pós-graduação na modalidade de Doutorado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e no Programa de Residência Multiprofissional em Paciente Crítico no Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre (GHC). O resultado consiste no início de mais um desafio enfrentado pelas profissionais.
A egressa Giulia dos Santos Goulart, hoje, reside na cidade de Santa Maria, e além da aprovação no Programa de Doutorado atua como professora substituta no curso Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico da UFSM.
- Pretendo aprofundar ainda mais o conhecimento em áreas críticas da segurança do paciente e da promoção de práticas seguras na enfermagem ao desenvolver pesquisas inovadoras que contribuam para a criação de estratégias eficazes e sustentáveis na qualificação do cuidado em saúde, focando na proteção dos pacientes -, destaca Giulia.
A egressa iniciou seus estudos na URI em 2018, onde teve a oportunidade de atuar ativamente em projetos de extensão, também, como voluntária. Integrou o projeto “Promoção da Saúde: Um Espaço para Trabalhadores em Meio a Pandemia por COVID-19”, onde foi orientada pela Prof.ª Dra. Patricia Bitencourt Toscani Greco e do “Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares da URI Santiago – LAPICS”, orientado pela Prof.ª Dra. Claudete Moreschi.
Durante sua jornada acadêmica, Giulia soma aproximadamente 130 publicações, dentre elas, publicações de artigos científicos, capítulos de livros, resumos e demais trabalhos apresentados nacional e internacionalmente. Além disso, são mais de 90 participações em eventos.
As linhas de pesquisa desenvolvidas são “Interfaces entre trabalho, saúde do trabalhador e segurança do paciente” e “Gênero, vulnerabilidade e cuidado nas etapas do desenvolvimento humano”.
- Pude ter contato com ambas as temáticas que pesquiso hoje em dia graças à graduação na URI Santiago -, afirma a egressa.
Para a egressa o ensino superior tem um papel transformador, pois possibilita o desenvolvimento de competências técnicas e humanas, amplia a visão de mundo e contribui de forma significativa para a sociedade por meio do conhecimento baseado em evidências. Além disso, ela é professora e pesquisadora, o que lhe permite retribuir, formando profissionais capacitados e promovendo o avanço do conhecimento e da Ciência.
Já a egressa Gabriely de Almeida, finalizou sua graduação na URI em janeiro de 2023, e, atualmente, reside na cidade de Porto Alegre onde está iniciando sua segunda residência no GHC, a primeira foi no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Nos últimos 4 anos, foi aprovada em sete (7) programas de Residência.
Durante sua jornada acadêmica na URI, a egressa destaca que realizou publicações de artigos, sendo a maioria na linha de doenças crônicas não transmissíveis, apresentações de trabalhos, estágio, além de participar de diversos seminários acadêmicos.
- Sempre gostei da assistência hospitalar, e, no final da faculdade tive bastante identificação com a linha de saúde do trabalhador justamente na época do covid, foi para ela que me inscrevi e fui aprovada, pretendo em um futuro próximo ir para o mestrado, neste momento decidi ir para residência, novamente, devido pensar ser uma grande oportunidade de aprendizado -, afirma Gabriely de Almeida.
Quando questionada sobre suas expectativas no Programa de Residência, Gabriely explica que além de estar vivenciando uma grande oportunidade de aprender com os outros profissionais, hoje, ela não visualiza a assistência sem uma equipe multidisciplinar.
A URI Câmpus de Santiago e o curso de Enfermagem parabenizam-nas pela conquista, desejando muito sucesso!