Docente da URI Santiago é homenageada no evento AgroElas

22/08/2023 14h23min

Evento visa impulsionar mulheres que atuam no agronegócio.

O Brasil é considerado uma referência em termos de produção rural e neste contexto, as mulheres sempre desempenharam um papel relevante, no entanto, essa participação nunca teve o merecido destaque. Hoje, com a evolução da sociedade e a ampliação da ocupação dos espaços pelas mulheres, o agronegócio tem experimentado um crescimento neste sentido. Com base nisso, a docente da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, Tassiane Bolzan Morais, no mês passado, recebeu uma homenagem diante de sua carreira como produtora rural, no evento AgroElas, em Santa Maria. 

Em sua primeira edição, o AgroElas traz um conceito de evento que busca reunir mulheres que empreendem, fazendo a diferença e inspirando outras, no segmento do Agro. Realizado pela promotora de eventos regional, Valéria Rios, o encontro reuniu agrônomas, médicas veterinárias, empresárias e advogadas especialistas no agronegócio.

A Professora da URI Santiago recebeu a homenagem por meio de indicações regionais, a fim de parabenizar seu trabalho realizado até o momento atual. Tassiane foi inserida no ambiente rural desde sua infância, tendo seu primeiro contato junto da família - também de produtores rurais. 

A docente, Tassiane desenvolveu desde cedo o interesse diante da profissão e concretizou com a graduação em Agronomia, na URI Câmpus Santiago, em 2013. Após isso, buscou se aprimorar no Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  Atualmente, além de seguir como produtora rural, ministra disciplinas nos Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. 

- Estou feliz em poder ser homenageada por conta da minha profissão e ainda ter a chance de levar o nome da Universidade em que me graduei e hoje atuo, na transformação de mais profissionais -, relata a docente. 

As mulheres estão inseridas em diversos segmentos do setor do agronegócio como: pesquisadoras, aliando a ciência ao campo, pecuaristas, agricultoras, produtoras, engenheiras agrônomas, professoras universitárias, executivas, empreendedoras, entre outros. Caminhos que ressaltam que existe um empoderamento feminino na mundo agro. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), 59,2% das mulheres que atuam na área, são proprietárias ou sócias,  já 30,5% atuam em cargos de gestão, como administradoras ou coordenadoras e 10,4% são funcionárias e colaboradoras. O que demonstra que setores acima do funcional estão sendo comandados por mulheres. 

- Existe sim uma diferença de gênero em nosso espaço de trabalho e a realização de eventos como o AgroElas, servem justamente para fortalecer o nosso estímulo em seguir na área -, comenta a docente. 

A produtora rural e Professora, relata que aproveita o espaço enquanto docente, para trabalhar diante de seus alunos a busca pela pesquisa e extensão, valorizando o ensino e possibilitando que todos possam colher bons frutos no setor do Agro, sejam os futuros profissionais, mulheres ou homens.

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago