“Acho sempre importante nós reconhecermos nossa origem”, diz diretora geral em entrevista
A diretora geral da URI Santiago, professora Michele Noal Beltrão, acompanhada da professora Rita Nicola, diretora administrativa, e do acadêmico, Fernando Oliveira, presidente do Diretório Central de Estudantes, esteve em Santa Maria na última segunda-feira (25). A ideia foi estreitar ainda mais as relações com o Diário, então, visitaram as dependências da empresa, encontrando-se com os diretores Ricardo Jobim e Carlos Costabeber. Também entraram em contato com Alexandre DeGrandi, gerente comercial, que está auxiliando na organização de um evento que ocorrerá em Santiago no mês de fevereiro. Na ocasião, foram entrevistados pelo jornalista Diogo Brondani.
Logo depois, a URI entrou em cena novamente: desta vez, em um painel na TV Santa Maria sobre Educação. Michele esteve no Programa Santa Maria Agora, com a apresentação da jornalista Janine Appel. Conforme a diretora, foi momento de destacar o papel da URI Santiago como uma das maiores universidades da região, seus projetos, novas metodologias de ensino, presencial e à distância. “Acho sempre importante nós reconhecermos nossa origem. A URI possui 27 anos de ensino superior, mas a sua tradição no ensino superior já é de cinco décadas”, falou Michele no início do programa.
Ainda, a professora destacou a graduação ativa, com a possibilidade de, no Ensino Presencial, serem realizadas disciplinas online, deixando mais atrativo, concentrado e atual os projetos pedagógicos dos cursos. Sobre o EAD, Michele reforçou que estão, há um ano, nesta caminhada: “Já estamos com 16 cursos, cursos ligados a profissões de futuro”. E, o novo curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais, pioneiro no Estado, também foi assunto da entrevista. “Foi importantíssimo este momento, pois tivemos a oportunidade de contextualizar e colocar no panorama educacional o nosso Câmpus Universitário que se propõe, cada vez mais, a inovar e atender às novas exigências de um novo mundo do trabalho que exige novos profissionais preparados para desafios e a inovar e empreender”.
Michele destacou os 15 mil alunos da URI, sendo cerca de dois mil em Santiago. Ainda, que a instituição atende crianças a partir de dois anos, na Escola de Educação Básica, até o doutorado, quando, a própria jornalista, ressaltou que a URI oferece uma formação completa.