Da Finlândia para Santiago: comitiva esteve na URI

20/02/2018 12h19min

Professoras passam por diversas instituições

O Grupo Santiago Crescemos Juntos, do qual a URI Santiago participa, promove, na cidade de Santiago, uma visita de comitiva da Finlândia- país número um em educação, para que apresentem o sistema de ensino finlandês e o trabalho da Finland University em diferentes países. A comitiva é integrada pelas professoras Juliene Ferreira, Marita Makinem  e Mirka Gustaffson. Elas ficam até esta quarta-feira (21) na região. 

Na segunda (19), a URI Santiago recebeu a comitiva já pela manhã, quando ocorreu reunião de trabalho com a direção e visita a alguns locais da universidade. Às 17h, houve reunião com membros do projeto Santiago Crescemos Juntos, autoridades e convidados, no auditório. A professora Mirka apresentou o trabalho da Universidade da Finlândia em diferentes países.

Na sequência, às 19h, aconteceu a palestra Novos Conceitos Sobre Educação: Fontes Para O Desenvolvimento, com a professora Marita. Em ambas, houve a participação da professora Juliene. O professor Renato Oliveira também participou, introduzindo a importância do trabalhos das professoras em Santiago/região. O intérprete foi o professor da Escola da URI, João Carpes. Além das autoridades e entidades locais, estiveram na URI Santiago a reitoria da URI, Instituto Federal Farroupilha- câmpus São Vicente, Coordenadorias de Educação de São Borja e Santa Maria,  Câmara dos Deputados, Sebrae Regional, Univates,  Unifra, Universidade de Tampere, Smart City, além das secretarias da educação de Jaguari e Nova Esperança. 

A comitiva da Finlândia passará ainda pela Escola da URI, Escola Municipal São José, Escola Estadual Tomás Fortes, IFF- São Vicente, etc. 

Marita Makinem é professora titular e vice-diretora da Faculdade de Educação, PHD na área de educação, com 20 anos de experiência na pesquisa e ensino na formação superior de professores na Universidade de Tampere. Tem atuado ainda nas áreas de liderança na educação e educação inclusiva. Está à frente de todo treinamento da formação de professores da educação básica da Finlândia e é membro do conselho para a reforma curricular para a inclusão escolar. Ela tem um total de 95 publicações. 

Mirka Gustaffson é coordenadora de projetos transnacionais da Universidade da Finlândia e representante oficial da educação transnacional da Universidade de Tampere. Trabalha com operações transnacionais desde 2012. Sua formação acadêmica é na área das ciências biológicas e atuou anteriormente para a academia da Finlândia para o desenvolvimento de pesquisa e para o Ministério da Educação Finlandês. 

Juliene é doutora em psicologia pela USP. Trabalhou como professora da Universidade Federal de Uberlândia, atuando diretamente na área de psicologia educacional, educação especial e formação de professores. Atualmente faz seu pós-doutorado na faculdade de educação da Universidade de Tampere.

 

Veja alguns momentos das atividades no câmpus:

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Dois cursos novos são oferecidos no câmpus de Santiago

17/11/2019 13h52min

URI Santiago recebeu a Reitoria para Conselho de Câmpus

14/11/2019 17h33min

Ótimas oportunidades de fazer a inscrição para o vestibular com preço promocional

14/11/2019 14h45min

Aluna da Escola da URI é destaque na Feira do Livro

14/11/2019 14h20min

Pró-etanol: URI Santiago participa da entrega do projeto de lei ao governador

13/11/2019 18h58min

Aviso: Visite URI destinado aos estudantes de Santiago é transferido

12/11/2019 17h35min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97700-000
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157




2019 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago