Cada vez mais fica evidente que o principal e mais eficiente caminho para a formação de uma sociedade rica em conhecimento e repleta de possibilidades, constitui-se por meio do fomento a cultura, a leitura e a educação. Diante disso, o Curso de Medicina Veterinária da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, implementou o Acervo Comunitário.
Localizado no corredor do Prédio 2, Bloco C da Universidade, o armário possui acesso livre para estudantes, docentes e a comunidade, no que tange a retirada de materiais.
Idealizado pelo coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Professor Olívio Bochi Brum, a iniciativa corresponde a um projeto de extensão na área das ciências agrárias, com ênfase em animais de grande porte. Sendo assim, o Acervo Comunitário é alimentado mediante doações, por livros, revistas, periódicos e entre outros materiais de leitura, voltados para o tema.
A proposta visa estimular a leitura entre os estudantes, além de proporcionar conhecimentos que somente são encontrados em materiais físicos. Para isso, o Curso ainda propõe que os docentes realizem atividades com pesquisa e apoio nos materiais do Acervo, oportunizando o uso em sala de aula.
O projeto ainda conta com a parceria em seu desenvolvimento, do Sindicato Rural de Santiago e da Prefeitura Municipal de Santiago, por intermédio da Secretaria da Agricultura.