Curso de Farmácia promoveu seminário integrador

14/06/2018 15h10min

Atividade destaca-se pela inovação, aprendizado e integração

Na noite de quarta-feira (13), ocorreu mais uma edição do Seminário Integrador do curso de Farmácia, no auditório. 

O evento visa desenvolver uma abordagem interdisciplinar, em que os acadêmicos possam colocar em prática as competências e habilidades adquiridas nas disciplinas curriculares. Ainda, fomentar a prática profissional, possibilitando ao aluno exercitar algumas disposições indispensáveis ao ambiente corporativo, tais como: trabalho em equipe, difusão da criatividade, empreendedorismo, gestão, planejamento e execução de projetos, visão estratégica e habilidade de negociação.

A cada semestre é proposta uma nova modalidade de atividade, englobando as disciplinas ministradas em diferentes semestres. 

Para a coordenadora do curso, professora Manuela Sangoi Cardoso, sem dúvida, uma noite de muito aprendizado e integração.


A PROPOSTA DESTE SEMESTRE- Neste semestre, a proposta foi um júri simulado - caso John Doe. O personagem fictício, denominado John Doe é um farmacêutico industrial que retorna ao curso de Farmácia, na URI Santiago, em busca do diploma de generalista. Possui experiência profissional em indústria de cosméticos, trabalhando principalmente na produção de maquiagem. É fumante, maratonista profissional e faz uso de suplementos alimentares de composição proteica. 

John possui 40 anos e sofre da doença Esclerose lateral Amiotrófica (ELA). Como a doença tem evolução rápida, o médico prescreve para o tratamento o fármaco Riluzol 50mg. Este medicamento custa torno de 500 reais cada caixa com 30 comprimidos (medicamento genérico). John decide abrir um processo administrativo para solicitar o tratamento ao Sistema Único de Saúde para conseguir o medicamento. John consegue o fornecimento do medicamento pelo estado, entretanto este fornecimento não é contínuo, havendo falha ou atraso no recebimento do medicamento em alguns meses. Os sintomas da doença de John se aceleram e ele acredita que seja pelo fato do não recebimento do medicamento. Entretanto os hábitos de vida de John não são tão saudáveis, como demonstrado em seu perfil em rede social (foi criado um perfil para o personagem no facebook e os alunos e professores de Farmácia foram adicionados como amigos).

Para tanto, a avaliação final do SI foi no seguinte cenário: John Doe processa o Sistema de Saúde Público pela entrega intermitente do medicamento, alegando que isto levou ao agravamento de sua doença. O júri foi composto por juiz, jurados, acusação, defesa, advogados e testemunhas. 

Após a divisão dos grupos, os acadêmicos tiveram 30 minutos para se organizar, levantar provas e argumentos para serem apresentados. Logo após as testemunhas falaram, revezando-se defesa e acusação. Em seguida, prosseguiu-se com a avaliação dos jurados e declaração do veredicto.

 

Abaixo, alguns momentos

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Egressos do Curso de Farmácia são aprovados no Mestrado em Ciências Farmacêuticas

19/02/2024 08h38min

Faça parte da URI: Vaga aberta para Professor(a) no Curso de Farmácia

08/01/2024 08h56min

Curso de Farmácia recebe alunos da EMEF São José

06/10/2023 01h37min

A URI Santiago esteve presente na mateada em alusão a semana do idoso

25/09/2023 21h10min

Aula inaugural do Curso de Farmácia promove reflexão aos acadêmicos

21/08/2023 13h30min

Jornada Acadêmica de Estudos Farmacêuticos aproximou alunos das áreas de atuação

01/06/2023 13h08min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago