As aulas do curso de Ciência da Computação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Santiago não são as mesmas. Neste segundo semestre de 2022, houve uma significativa mudança: o abandono da sala tradicional, com 100% das aulas realizadas nos laboratórios de informática do curso.
Ou seja, os alunos não estão em sala de aula e em determinado momento dirigem-se aos laboratórios para a prática de atividades, agora, todas as aulas ocorrem nos laboratórios. Os espaços são climatizados e equipados com projetor, computadores para práticas de ensino, bancadas extras para uso de notebook e infraestrutura de rede wi-fi e cabeada.
“Com uma grade curricular voltada à prática de programação, desenvolvimento de aplicativos, games, segurança de sistemas, entre outros, o curso passou a funcionar nos seis laboratórios próprios, o que permite aos alunos uma verdadeira imersão no mundo da tecnologia”, explica a coordenadora do curso, professora Carla Castanho.
Para Castanho, a mudança permite que as aulas sejam realizadas em laboratórios com equipamentos e softwares adequados a todas as disciplinas, proporcionando ainda que os estudantes levem seus notebooks para a aula caso desejarem. “Uma mudança amplamente aceita e comemorada pelos acadêmicos”, festeja.
Ainda, o aluno tem contato direto com a prática durante as aulas, conforme o recente sistema de Graduação Ativa (saiba o que é)*, implantado pela Universidade. Na URI, a utilização de Metodologias Ativas busca um ensino problematizado, com propostas de solução de problemas encontrados no mercado de trabalho, dando protagonismo ao acadêmico em seu percurso durante a faculdade, proporcionando proximidade entre as atividades acadêmicas e as demandas do mercado.
O curso
Conta hoje com três laboratórios de Programação, um laboratório de Redes e Segurança de Sistemas, um laboratório de Circuitos Digitais e o laboratório Hacker.
O curso é realizado em quatro anos (oito semestres) com aulas de segunda à sexta-feira no período noturno.
Estão ampliando-se parcerias com grandes empresas de Tecnologia da Informação, quando ocorre a inserção dos acadêmicos no mundo do trabalho ainda durante o curso.
*Matéria veiculada no ano de 2020