Na última terça feira (03), o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago entregou uma maquete sensorial para a direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândido Genro. O trabalho foi desenvolvido pelos acadêmicos do 1º semestre do Curso, mediante solicitação da Escola.
A doação do material visa auxiliar um aluno com deficiência visual a reconhecer o ambiente escolar em que convive, através do toque sensorial, permitindo a inclusão do mesmo nos espaços, juntamente com a comunidade escolar.
As maquetes sensoriais foram confeccionadas pelos acadêmicos sob a orientação do professor Rodrigo Barcelos Pinto e, também, contou com a colaboração do acadêmico Jaury Beltrão, o qual imprimiu em impressora 3D, plaquinha em Braile, quadra esportiva tátil, entre outros elementos.
Assim, foram entregues duas maquetes, sendo uma maior, com a possibilidade de troca das edificações, contando com uma modalidade com volumes externos e outra, com as subdivisões internas. Além disso, foi desenvolvido também uma de menor tamanho, volumétrica, própria para que o aluno leve para casa.
A atitude demonstra o compromisso da Universidade com a inclusão, buscando estar próxima das instituições e da comunidade, bem como, promover o trabalho de extensão dos acadêmicos na sociedade.