Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza viagem técnica

13/09/2018 19h22min

O objetivo central das viagens técnicas é proporcionar aos acadêmicos uma visualização prática das teorias apresentadas em sala de aula

Acadêmicos (as) e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram mais uma Visita Técnica à Santa Maria. Na disciplina de Projeto de Arquitetura VI, com os professores Leandro Lucas Tusi e Nelci Denti Brum, o foco é o desenvolvimento de um projeto de shopping para a cidade de Santa Maria.

Desta forma, foi visitado o terreno selecionado e feito o levantamento da área e do entorno, com seus equipamentos urbanos e infraestrutura existentes. Também foram locais de destino os shopping centers existentes em Santa Maria e mais precisamente a infraestrutura que se faz necessária para sua construção e manutenção, tais como: subsolos com garagens de veículos, controle de entrada, saída e rampas de acesso dos mesmos aos diversos níveis existentes, ventilação dos subsolos, reservatórios e casa de bombas, cisternas, ar condicionado central, geradores e transformadores, docas, circulação de serviço, elevadores de serviço e de mercadorias, elevadores sociais, escadas rolantes, escadas protegidas com portas corta fogo, saídas de emergência e sprinklers, salas de cinema com saídas alternativas, lojas satélites, mega lojas e lojas âncora. A visita guiada teve o acompanhamento da arquiteta Renata, responsável pela manutenção do Shopping Royal de Santa Maria.

Também foi visitado o Shopping Praça Nova com as mesmas finalidades e por ser uma obra mais recente foram analisados os materiais utilizados nos revestimentos de piso e forros, bem como os acabamentos das lojas.

Na disciplina de Planejamento Urbano III, com o Professor Rodrigo Barcelos Pinto, foram visitados dois loteamentos, com a finalidade de esclarecer aos acadêmicos as porcentagens necessárias de área a serem preservadas para arruamentos, áreas verdes e institucionais, sempre seguindo as legislações federais e municipais vigentes. Também foi enfatizado a importância do saneamento: canalização de abastecimento de agua potável e recolhimento das águas da chuva, bem como do tratamento das águas servidas.

A visita aos dois loteamentos teve o acompanhamento técnico dos engenheiros responsáveis pelos empreendimentos para esclarecer as dúvidas dos acadêmicos. A participação acadêmica ocorreu na quinta feira, 06 de setembro, através da visitação aos shopping centers e aos loteamentos de forma a proporcionar a aproximação com a infraestrutura necessária para os projetos de Arquitetura e Urbanismo a serem desenvolvidos pelos acadêmicos do 8º semestre.

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação


Postagens Relacionados

Uma amostra cheia de inspiração

11/07/2018 11h26min

Arquitetura e Urbanismo realizou mostra no câmpus

29/06/2018 10h11min

Arquitetura e Urbanismo esteve na Semana do Meio Ambiente

20/06/2018 10h07min

Arquitetura da URI vivenciando a construção

19/06/2018 14h26min

Professora tem trabalho aprovado em evento

24/05/2018 13h59min

Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo teve oficina de Paisagismo

23/05/2018 08h40min







Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97700-000
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2018 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago