Curso de Arquitetura e Urbanismo firma convênio com prefeitura para projetos de habitação

25/03/2022 14h59min

Eles serão destinados ao acervo das secretarias municipais para políticas públicas habitacionais

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Santiago, representado pelos professores Nelci Denti Brum e Edmar Pereira Fabrício, por intermédio do Diretório Acadêmico Denti Brum de Arquitetura e Urbanismo – DACAU, representado pelo acadêmico Alexandre Kramatschek Tavares, firmou um Convênio de Cooperação Técnica com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e de Planejamento de Santiago para elaboração de propostas de projetos de habitações de interesse social.

A parceria será desenvolvida via disciplina de Projeto de Arquitetura VII e surge da necessidade de produzir projetos para Habitação de Interesse Social - HIS que atendam aos requisitos necessários, oferecendo aos acadêmicos a oportunidade de criação de diversas tipologias, com parâmetros de qualidade, funcionalidade e conforto ambiental. Ou seja, os estudantes, com a orientação dos professores, poderão desenvolver projetos completos, com materiais novos e eficientes, que atendam as determinações de conforto, conforme estabelecido em norma, além de estar dentro do orçamento previsto.

Os projetos resultantes dessa parceria serão destinados ao acervo das secretarias municipais para atendimento das políticas públicas habitacionais e do Plano Local de Habitação de Interesse Social. Serão executados de acordo com a demanda e orçamento pertinentes.

O que dizem os envolvidos:

- A parceria é de suma importância, disse o Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão do DACAU, acadêmico Alexandre Tavares, que também é estagiário da Secretaria Municipal de Planejamento. "A produção acadêmica dentro da universidade pode ir além da simples necessidade quantitativa e alcance orçamentário dos projetos”.

- Para a acadêmica Júlia Hoisler, tesoureira e uma das fundadoras do DACAU, “é de extrema importância começar, desde cedo, essa conscientização sobre as necessidades sociais da população. Os futuros arquitetos, através do desenvolvimento de projetos de habitação social de qualidade, podem propiciar o maior conforto dos moradores.”

- A Secretária de Desenvolvimento Social de Santiago, Denise Flório Cardoso, afirma que a ideia é a redução do déficit habitacional das famílias de baixa renda, precisando de projetos construtivos que atendam os padrões técnicos da Caixa Federal, financiadora junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional para programas de Interesse Social. “Destaco a importância da cooperação técnica com a nossa URI, Universidade Comunitária atenta às demandas sociais que, através do curso de Arquitetura e Urbanismo, elaborará propostas de projetos com tecnologias inovadoras, sustentáveis e com baixo custo, trazendo assim possibilidades de desenvolvimento social”.

- O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Rodrigo Barcelos Pinto, endossa que parcerias com outras instituições são muito importantes para o curso, universidade, instituição parceira e comunidade. “Possibilita aos alunos o desenvolvimento de propostas para uma situação- problema baseada na realidade local”.

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Arquitetura e Urbanismo realiza viagem técnica de estudos em Curitiba e Minas Gerais

14/11/2022 11h21min

Egressa de Arquitetura e Urbanismo assume secretaria municipal em São Borja

13/09/2022 11h00min

Aluno e professor de Arquitetura e Urbanismo publicam artigo

03/09/2022 10h19min

Curso de Arquitetura e Urbanismo recebe o município de São Francisco de Assis

26/07/2022 17h26min

Escritório Modelo de Arquitetura – EMAU envolvido em projetos no município

19/07/2022 17h37min

Arquitetura e Urbanismo entrega projetos para Habitações de Interesse Social

10/06/2022 12h38min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157




2022 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago