Membros do COREDE indicaram o Prof. Júlio César Wincher Soares para o cargo de presidente
Na manhã da última terça-feira (4), foi realizada uma importante reunião do COREDE Vale do Jaguari, com a participação dos representantes das cidades que compõem a região. O encontro, realizado na sala do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE), anexa a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, teve como principal pauta a eleição da nova diretoria para o biênio 2025/2026, além de discussões sobre a Consulta Popular e outros assuntos diversos.
O presidente em exercício, Sr. Heitor Leal, deu as boas-vindas aos participantes e iniciou as discussões. O primeiro ponto abordado foi o processo eleitoral para a nova diretoria executiva do COREDE Vale do Jaguari. O vereador Eldrio Machado, de Santiago, sugeriu o nome do Diretor-Geral da URI Câmpus Santiago, Prof. Júlio César Wincher Soares, para assumir a presidência, destacando sua capacidade de liderança e interesse em colaborar com o desenvolvimento da região.
Em consenso, os membros do COREDE indicaram o Prof. Júlio César Wincher Soares para o cargo de presidente. Além disso, ficou acordado que o novo presidente irá trabalhar em parceria com os municípios para formar uma chapa de consenso, envolvendo representantes de todas as cidades da região na composição da nova diretoria executiva. A definição dos membros será feita em uma próxima assembleia, que ocorrerá de forma online.
Foi deliberado também que será publicado um edital para a inscrição de chapas, com a votação sendo realizada por meio de uma assembleia regional virtual.
Outro ponto relevante discutido foi a Consulta Popular. O Sr. Heitor Leal destacou que todos os municípios da região se classificaram para receber recursos este ano, com o COREDE Vale do Jaguari se destacando entre os nove mais votados do estado, conquistando um adicional de R$ 500 mil para a região. Também foi realizada uma explanação no IFFar de São Vicente do Sul sobre os Territórios da Cidadania, indicando novos recursos que poderão ser acessados pelos municípios.
A próxima assembleia do COREDE Vale do Jaguari será virtual, dando continuidade aos processos discutidos.