Corede Vale do Jaguari e URI Santiago cumprem agenda estratégica com o Governo do Estado em defesa do desenvolvimento regional

04/07/2025 16h51min

Ações articuladas com secretarias estaduais confirmam investimentos e ampliam parcerias nas áreas de capacitação, inovação, empreendedorismo e agricultura familiar

Representantes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago e do Corede Vale do Jaguari participaram de uma série de encontros institucionais com secretarias do Governo do Estado, em Santa Maria e Porto Alegre. A agenda teve como foco o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, à qualificação profissional, à inovação tecnológica e à recuperação do solo para a agricultura familiar.

A comitiva foi composta pelo Diretor-Geral da URI Santiago e Presidente do Corede Vale do Jaguari, Professor Júlio Wincher Soares, pelo secretário-executivo do Corede, Éldrio Machado, pelo gestor do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), Professor Higor Machado, e pelo coordenador do Curso de Administração da URI, Professor Fabiano Marcon.

 

Liberação de recursos para Cursos de qualificação e apoio a empreendedores

Na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, a equipe foi recebida por técnicas da pasta, entre elas a procuradora do Estado e a doutora Kelly Fighera Ruas, integrante da equipe gestora. Na oportunidade, foi confirmada a liberação de aproximadamente R$ 991 mil oriundos da Consulta Popular de 2021, destinados à realização de cursos de capacitação e qualificação profissional nos nove municípios do Vale do Jaguari, além de serviços de assessoria e consultoria para microempresas e MEIs, que serão prestados na futura Casa do Empreendedor Regional, a ser sediada na URI Santiago.

Os cursos e serviços serão desenvolvidos com a coordenação do PMTVJ, articulando expertises da Universidade e ampliando oportunidades de geração de renda e fortalecimento da economia regional.

 

URI se coloca à disposição do maior programa de recuperação de solos do RS

Em agenda na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a comitiva da URI e do Corede foi recebida pelo Secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Wilson Covatti, para tratar da participação da instituição no Programa Estadual de Recuperação Socioprodutiva Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha.

Durante o encontro, a URI Santiago entregou documento oficial se colocando à disposição da Secretaria e da EMATER-RS/ASCAR como parceira na execução técnica e educacional da iniciativa, que prevê o investimento de R$ 930 milhões no Rio Grande do Sul em 2025. O programa visa restaurar solos degradados e ampliar a capacidade produtiva da agricultura familiar, especialmente em áreas vulneráveis a eventos climáticos extremos, como o Vale do Jaguari.

 

Projetos de inovação, ciência e tecnologia seguem em tramitação

Na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, a comitiva tratou do andamento de dois projetos desenvolvidos na URI Santiago com apoio do PMTVJ: um voltado ao Fomento da Cultura Regional e outro à Cadeia Produtiva da Apicultura, ambos com foco no desenvolvimento sustentável.

Durante a visita, também foi entregue, em mãos, o formulário de adesão da URI Santiago ao programa RS Talentos, que busca fortalecer a formação de jovens em áreas como ciência da computação e engenharias, com foco em soluções para a resiliência climática nas diversas regiões do Estado. A proposta da URI foi desenvolvida pelo Professor Anderson Fortes, do Curso de Ciência da Computação.

 

Compromisso com o desenvolvimento regional

A agenda marca um momento importante na atuação conjunta da URI Santiago e do Corede Vale do Jaguari, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e o fortalecimento de políticas públicas voltadas às comunidades locais.

Todos os projetos apresentados e defendidos durante os encontros com o Governo do Estado foram concebidos no âmbito do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), com forte participação de docentes e coordenadores de cursos da URI Santiago.

A expectativa é de que, nos próximos meses, essas ações resultem em novas oportunidades de formação, empreendedorismo e fortalecimento do meio rural no Vale do Jaguari, contribuindo para uma região mais resiliente, qualificada e conectada com o futuro.

Galeria de imagens

Fonte: Emanuely Guterres Soares






Postagens Relacionados

URI Santiago apresenta projetos sociais e tecnológicos à Prefeitura de Nova Esperança do Sul

04/07/2025 17h04min

URI Santiago apresenta Plano de Trabalho para Cadastro Técnico Multifinalitário em São Francisco de Assis

04/07/2025 17h01min

URI Santiago apresenta projeto de digitalização de documentos à Câmara de Vereadores de Santiago

04/07/2025 16h57min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2025 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago