Três das quatro propostas que compõem a cédula regional foram elaboradas pela URI Santiago, reafirmando o papel da Universidade no desenvolvimento do Vale do Jaguari
O período de votação da Consulta Popular 2025/2026 no Vale do Jaguari, foi prorrogrado até as 17h do domingo (12). A iniciativa do Governo do Estado, por meio do Corede Vale do Jaguari, é uma das principais formas de participação direta da comunidade na definição das prioridades que receberão recursos do Orçamento Estadual de 2026.
Neste ano, o valor destinado à região será de R$ 2.057.000,00, aplicado nos três projetos mais votados. A votação ocorre de forma online, pelo site www.consultapopular.rs.gov.br.
A URI Santiago tem papel de destaque neste processo: três das quatro propostas incluídas na cédula foram elaboradas por professores e técnicos da Universidade, em parceria com o Corede e lideranças locais. As iniciativas reforçam o compromisso institucional com o desenvolvimento regional e sustentável do Vale do Jaguari.
As propostas são:
Mapeamento e suporte técnico para pequenas propriedades rurais e agroindústrias familiares;
Caminhos do empreendedor: reconhecimento e desenvolvimento de potencialidades no Vale do Jaguari;
Prevenção e resiliência socioclimática através do reflorestamento sustentável no Vale do Jaguari;
Fortalecimento da Infraestrutura Socioassistencial Municipal, Equipamentos, Logística e Espaços Participativos.
O COREDE Vale do Jaguari e a Universidade reforçam o convite à comunidade acadêmica e à população em geral para participar da votação, garantindo que os projetos representativos da região recebam os investimentos necessários para sua execução.
Cada voto conta. Ao participar, o cidadão contribui diretamente para o fortalecimento das ações que promovem o crescimento econômico, social e ambiental do Vale do Jaguari.