Alunos tiveram aulas práticas nos laboratórios do Curso de Farmácia e Biomedicina
Entusiasmados para conhecer o novo e ansiosos para compreender na prática, o que foi apresentado na teoria, 14 estudantes do Ensino Médio do Instituto Estadual Professor Isaías, foram os primeiros a participar do Conexão URI. A visita realizada na última quarta-feira (5), oportunizou que os estudantes realizassem uma aula prática nos laboratórios do Curso de Farmácia e Biomedicina da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago.
Na ocasião os estudantes puderam conhecer sobre o processo de produção de cremes hidratantes e seus componentes, com a coordenadora do Curso de Farmácia, Professora Catiuscia de Freitas. Além de vivenciarem uma aula prática no laboratório modelo de Biomedicina, ministrado pela Profa. Lucíola Borba, oportunizando o contato com equipamentos e utensílios da área.
O interesse partiu da necessidade dos estudantes compreenderem, na prática, o que vinha sendo desenvolvido na disciplina de Cultura e Beleza, relacionado à área da ciência. Segundo o Prof. Ivo, que acompanhava os alunos, foram trabalhados em sala de aula, questões sobre formulações, benefícios e excessos de produtos, que foram compreendidos e analisados na Universidade.
- Com o apoio das Professoras, os estudantes tiveram contato com os materiais, aprenderam sobre as dosagens e conheceram os métodos para a produção dos cosméticos. Sendo assim, a inserção deles diretamente no laboratório foi fundamental para a compreensão do que havia sido explicado em sala de aula -, ressalta Prof. Ivo.
Em contraponto, no laboratório de Biomedicina os estudantes tiveram o contato direto com a Estética e suas nuances. Com o avanço da tecnologia e com o apoio da inovação, a área de atuação do Biomédico é repleta de possibilidades, dando a oportunidade do profissional atuar com o corpo e tratamentos estéticos. Diante disso, os estudantes tiveram a chance de conhecer o passo a passo de uma consulta estética, além dos equipamentos e utensílios utilizados na demanda.
- Foi muito interessante para os estudantes terem o contato com o laboratório, tendo conhecimento dos tratamentos de pele, de produtos e seus efeitos positivos e negativos. Além de ter se encaixado perfeitamente com o conteúdo que vinha sendo trabalhado nos últimos três meses -, enfatiza Prof. Ivo
Além das experiências práticas, os estudantes do ensino médio tiveram a oportunidade de interagir com as Professoras Universitárias, absorvendo seus ensinamentos e aspirações. Esses encontros não apenas proporcionaram um vislumbre da vida estudantil universitária, mas também ofereceram uma visão concreta de como é perseguir uma carreira nestas áreas.
O Conexão URI busca fomentar mentes enriquecidas e novas perspectivas sobre seus futuros educacionais e profissionais. Desse modo, a experiência serviu como catalisador para explorar novos caminhos, além de incentivar a considerar um futuro repleto de possibilidades no campo da Farmácia e da Biomedicina.
- Estamos trabalhando para que nossos alunos evoluam e é importante ter o incentivo e a aproximação da Universidade, mostrando que essa realidade, em breve, pode ser a deles -, conclui o Professor Ivo.
O Conexão URI já está disponível para os estudantes, basta o “Amigo(a) da URI” entrar em contato com a equipe do Vestibular e realizar o agendamento do espaço desejado. Agendamentos deverão ser realizados via telefone pelo (55) 9 9629-4620 ou pelo email vestibular@urisantiago.br com a equipe do Vestibular.