Laboratório de Bromatologia em processo de acreditação para garantir resultados precisos e confiáveis à comunidade agrícola
A Central Analítica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, vinculada ao Polo de Modernização Tecnológico do Vale do Jaguari (PMTVJ) e sob a coordenação do Professor Higor Machado de Freitas, está empenhada em garantir a excelência nos serviços de análises agronômicas para a comunidade local. Com o objetivo de oferecer resultados precisos e confiáveis, a Central vem buscando o reconhecimento da qualidade de seus laboratórios.
Desse modo, entre os dias 03 e 05 de dezembro, o Laboratório de Análises Bromatológicas da URI Santiago passou por uma auditoria interna, conduzida pela Professora Clarissa Obem dos Santos, responsável Técnica, e pela Professora Graziele Wendling, Coordenadora da Qualidade. A equipe, composta também pelos analistas Vanderson Fernandes Campos, Luana Farias e Guilherme Rosado, apresentou o Sistema de Gestão da Qualidade e os processos analíticos adotados no laboratório, a auditora externa Andressa Segabinazzi.
A auditoria faz parte do processo para a certificação do laboratório, que busca a acreditação na ISO 17025:2017. Esta norma internacional estabelece requisitos rigorosos para laboratórios de ensaios e calibração, com o objetivo de garantir a qualidade, confiabilidade e precisão dos resultados laboratoriais.
Com a certificação ISO 17025:2017, o Laboratório de Bromatologia estará habilitado a receber amostras de grãos, silagens e forragens para análise de composição química, incluindo as determinações de umidade, matéria mineral, gordura, fibra e proteína. A obtenção dessa acreditação representa um passo importante para a melhoria contínua dos processos e para o fortalecimento da infraestrutura da URI Santiago na prestação de serviços de alta qualidade à região.
Além disso, a URI Santiago planeja para 2025 o credenciamento de seus laboratórios de análises químicas de solo e análises de sementes, ampliando ainda mais o alcance e a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade agrícola do Vale do Jaguari.
Esse é um exemplo claro do compromisso da Universidade com a inovação, o desenvolvimento tecnológico e o atendimento às necessidades da comunidade, buscando sempre o aprimoramento dos serviços prestados.