Aula inaugural do Curso de Farmácia promove reflexão aos acadêmicos

21/08/2023 13h30min

Palestrante relata carreira profissional e vivências pessoais

Superação e a famosa “Virada de Chave” na vida profissional, foram os assuntos da Aula Inaugural do segundo semestre do Curso de Farmácia, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), no Câmpus de Santiago. O encontro entre os acadêmicos e o corpo docente, aconteceu na terça-feira (8), no Salão de Atos da Instituição e contou com a presença do Farmacêutico Mestre, Roberto Canquerini da Silva, que palestrou. 

A aula teve como tema, Gestão de Carreira e Superação, trazendo a caminhada profissional de Roberto, hoje gerente de Serviços de Saúde na Rede de Farmácias São João. O palestrante trouxe a realidade da profissão, enfatizando que a carreira farmacêutica não é estática e que existem muitas opções a serem seguidas. Além disso, apresentou uma linha do tempo profissional, elencando suas principais atuações. 

Após a formação, buscou construir seu nome na pesquisa e no ensino, aprimorando seus conhecimentos e desenvolvendo novos estudos. Neste percurso foi Secretário-Geral (2012/2013), Presidente (2014/2015) e Vice-Presidente (2016/2017) do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) e também participou de eventos Científicos, Coordenou Cursos de Pós-Graduação, foi voluntário em clínicas no exterior e muito mais. 

No entanto, em meio a correria e a busca pelo crescimento, Roberto se viu em meio ao seu maior desafio: o câncer. O farmacêutico que até então tinha uma vida extremamente ativa, teve que parar suas atividades para se cuidar. Foi durante este processo que o palestrante refletiu sobre sua base familiar, seus caminhos percorridos e suas vivências, quase sempre focadas na área farmacêutica. 

Com um diagnóstico quase improvável de cura, Roberto recebeu a melhor notícia de sua vida, estava livre da doença. Atualmente, ele segue com seu propósito de se aventurar dentro das áreas da Farmácia, mas também mostrando um novo olhar de ver a vida e que “virar a chave” às vezes é necessário. 

De acordo com a Professora Coordenadora do Curso de Farmácia da URI Câmpus Santiago, Catiuscia Freitas, a aula inaugural tinha como objetivo promover a reflexão dos acadêmicos do que é o mercado de trabalho e as áreas que se podem expandir, além da transformação que o curso promove naqueles que escolhem carregar o cargo de farmacêutico.

- Essa palestra foi mais que uma aula, foi uma verdadeira lição de vida, mostrando que com foco, fé e dedicação conseguimos ultrapassar os obstáculos que a vida apresenta -, conclui a coordenadora. 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Acadêmica do Curso de Farmácia é aprovada em 2º lugar no Concurso da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

01/07/2024 16h48min

Saiba tudo sobre o curso de Farmácia da URI Santiago

17/10/2019 15h24min

Acadêmicos (as) do curso de Farmácia da URI Santiago realizam visita técnica ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e ao Centro de Informações Toxicológicas do Estado (CIT/RS).

16/10/2018 14h08min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago