Evento foi marcado pela construção coletiva do conhecimento através de experiências compartilhadas por profissionais da área
Na noite de quinta-feira, 21 de agosto, os Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago promoveram a Aula Inaugural do semestre 2025/2, reunindo estudantes e professores no Auditório da Universidade para um momento de escuta, reflexão e integração.
Com o tema “Convergência que Transforma”, o evento destacou a importância do pensamento colaborativo entre as áreas de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil na formulação de soluções técnicas e urbanas que respondam às complexas demandas contemporâneas.
A atividade contou com a participação de dois profissionais convidados, que compartilharam suas trajetórias, experiências de mercado e perspectivas sobre a atuação na área:
Eng. Haroldo Pouey, Engenheiro Civil e atual Presidente da Câmara de Vereadores de Santiago, que abordou a importância da atuação técnica com responsabilidade pública e sua experiência na interface entre engenharia, política e gestão urbana.
Felipe Koeher, arquiteto e egresso da URI Santiago, criador do estúdio Orgânico Arquitetura, que desenvolve projetos arquitetônicos, urbanísticos, de interiores e paisagismo com enfoque em soluções sustentáveis e no uso integrado de elementos naturais.
A Aula Inaugural além de ser o ponto de partida para o semestre representou uma oportunidade de conectar os estudantes com o mercado de trabalho, valorizar a interdisciplinaridade e estimular o protagonismo acadêmico.
A participação de profissionais em diferentes contextos de atuação ampliou o horizonte dos futuros engenheiros e arquitetos, preparando-os para os desafios técnicos, éticos e sociais do exercício profissional.
A URI Santiago, juntamente com a proatividade e empenho de seus profissionais segue em busca de práticas que fortaleçam o desenvolvimento acadêmico dos estudantes com teoria, unida à realidade profissional.
Nesse sentido, a Aula Inaugural tornou-se um espaço de ricas trocas de experiências, capazes de marcar a trajetória acadêmica e contribuir para a formação dos novos profissionais que, em breve, estarão preparados para enfrentar desafios e transformar as realidades em que irão atuar.