Apoio a projetos: lançados editais do Inova e Techfuturo

14/04/2022 13h18min

Polo de Modernização Tecnológica da URI é quem divulga as oportunidades

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) lançou dois editais:

INOVA RS: O edital representa um investimento de R$ 8 milhões em fomento destinados aos oito Ecossistemas Regionais de Inovação (ERI) do Rio Grande do Sul.

Serão apoiados projetos estratégicos que abordam uma ou mais especializações a seguir:

a) Agronegócio: soluções inovadoras aplicadas à cadeia do agronegócio com vistas a agregar valor aos produtos agropecuários e potencializar a competitividade do RS no cenário nacional e internacional. 

b) Cidades inteligentes: soluções inovadoras voltadas à infraestrutura de cidades com abordagens sustentáveis e inteligentes nas dimensões de economia, pessoas, governança, mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida.

c) Defesa e segurança: soluções inovadoras nas áreas de defesa nacional e de segurança pública, no âmbito das esferas civil e militar.

d) Economia criativa: estratégias inovadoras para o desenvolvimento e valorização de capital criativo, bem como soluções que visem à promoção da indústria criativa no Estado do RS (incluindo publicidade, arquitetura, arte aplicada, design, moda, filmes, fotografia, música, arte performática, produção literária, software, jogos digitais, TV e rádio).

e) Economia do mar: soluções inovadoras que visam a maximizar o aproveitamento sustentável de recursos de mares e oceanos, com ênfase na faixa litorânea do RS, podendo integrar estratégias de turismo costeiro, transporte marítimo, geração energética e construção naval.

f) Educação tecnológica: soluções inovadoras aplicadas à educação básica e ao ensino superior com vistas à dinamização do processo de aprendizagem, à formação de jovens habilitados no uso de tecnologias portadoras de futuro e ao desenvolvimento de potencialidades e de competências empreendedoras com ênfase na formação de lideranças com visão global. 

g) Energia: soluções inovadoras para geração distribuída de energia renovável e gerenciamento de redes inteligentes (smart grids). 

h) Indústria 4.0: soluções que viabilizem a reestruturação inteligente da malha produtiva do Estado no sentido de organização e modernização das cadeias de valor por meio da integração de tecnologias avançadas em manufatura. 

i) Saúde: soluções inovadoras em saúde pública e bem-estar social.

j) Tecnologias da informação e comunicação: soluções inovadoras associadas a recursos tecnológicos integrados entre si e a processos informacionais e comunicativos, com foco na gestão da informação com democracia e inclusão digital. 

k) Turismo: estímulo ao turismo a partir das singularidades regionais com base em soluções inovadoras para criação, formatação, gestão e promoção de bens e experiências turístico-culturais.

*Submissão até 13 de maio.

TECHFUTURO: O edital representa um investimento de R$ 10,8 milhões em projetos que buscam o desenvolvimento ou aprimoramento de produto, processo ou serviço a partir da aplicação de tecnologias portadoras de futuro que agreguem valor ao mercado.

Podem participar Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) com atuação nas áreas tecnológicas portadoras de futuro, sendo obrigatória a parceria com empresa e opcional a associação com órgãos do poder público e demais entidades.

*Submissão até 13 de maio.

Interessados nos editais, podem entrar em contato com o Polo de Modernização Tecnológica. E-mail: pmtvj@urisantiago.br 

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre os editais

 

Abaixo, cards de divulgação (SICT)

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Edital de Bolsas de Pesquisa e Extensão encerra hoje

15/04/2024 10h27min

Aberto os Editais de Bolsas de Pesquisa e Extensão

05/04/2024 14h44min

Data de finalização da Avaliação Institucional foi prorrogada

08/11/2023 10h49min

Agosto Dourado buscará compartilhar saberes

22/07/2023 13h57min

Revista Multiciência está com chamada aberta para publicação de artigos

21/07/2023 16h39min

Comunicado sobre expediente

13/07/2023 16h05min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago