Alunos de Direito visitam espaços externos à URI

28/05/2019 16h41min

A atividade teve como objetivo ampliar o conhecimento através do entendimento prático

Na sexta-feira (24), os acadêmicos do curso de Direito da universidade, acompanhados da professora Michele Noal Beltrão, que ministra a disciplina de Estatuto da Criança e do Adolescente, visitaram espaços externos à URI (Acolhimento Institucional - Lar das Meninas, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes - COMDICA e Conselho Tutelar) para que conhecessem um pouco das práticas realizadas nessas instituições.

No primeiro local de visita, Acolhimento Institucional - antigo Lar das Meninas, os esclarecimentos foram com relação ao direito à convivência familiar e comunitária, bem como destituição e suspensão do poder familiar, e outros assuntos relacionados às relações familiares. Em seguida, no COMDICA, os alunos tiraram as dúvidas sobre política de atendimento, prevenção e como funciona o conselho municipal dos direitos das crianças e dos adolescentes. Por último, e não menos importante, eles foram ao Conselho Tutelar, aonde os conselheiros falaram um pouco dos detalhes sobre Medidas de Proteção e o funcionamento do Conselho Tutelar, que é um órgão de proteção.

Conforme o acadêmico Jânio Almeida Júnior, a visita foi muito satisfatória e lhes proporcionou um aprendizado além da teoria. “Pudemos vislumbrar tudo que foi passado em sala de aula sendo aplicado na prática. Além disso também foi uma lição de vida conhecer um pouco mais sobre a sociedade santiaguense, em especial as crianças adolescentes. Eu, bem como todos os acadêmicos, saí da visita mais maduro e disposto a trabalhar em prol das crianças e adolescentes de Santiago”, salienta o estudante.

Para a docente Michele, esse foi um momento oportuno para tirar dúvidas dos alunos e lhes proporcionar um ensinamento mais amplo acerca de variados assuntos abordados no Direito acadêmico, em sala de aula. “Foi possível ampliar os conhecimentos adquiridos e compartilhados nas aulas sobre Direito Fundamental à Convivência Familiar e Comunitária, Política de Atendimento, Políticas Públicas, Prevenção, Conselhos de Direitos, dentre outros assuntos. Foi um momento muito enriquecedor e de muita aprendizagem”, afirma a professora. Ela afirmou ainda que já está em planejamento uma visita técnica a um Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) do RS até o fim do semestre.

Galeria de imagens






Postagens Relacionados

Saiba tudo sobre o curso de Direito da URI Santiago

17/10/2019 15h27min

Nota de falecimento

09/10/2019 13h42min

A Decadência e Prescrição no Direito Tributário

25/09/2019 16h59min

Acadêmicas publicam artigos em livro

10/09/2019 14h09min

Simpósio Geopolítico Brasileiro Brasil-Mundo

02/09/2019 18h21min

Concurso: Prêmio Jurídico Machado Paupério – Paulino Jacques

12/07/2019 13h48min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97700-000
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157




2019 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago