Aluno tem ótimas experiências com o TecnoURI

18/04/2018 10h38min

Bolsista Eduardo Mulazzani tem a orientação do professor Eduardo Spies

A ação extenionista TecnoURI, iniciada em março de 2017, busca talentos para o desenvolvimento tecnológico da região. Através dele, o curso de Ciência da Computação da URI Santiago integra-se com empresas da área de TI, objetivando também o aumento do interesse pela área de TI e programação de computadores; a qualificação da mão de obra para as empresas vinculadas ao projeto, bem como, facilitar, através de bolsas de estágio remunerado, o acesso de alunos carentes ao curso de Ciência da Computação. 

O projeto tem várias etapas: a busca de empresas parceiras; a apresentação do projeto; a seleção de talentos; a seleção de um funcionário, na empresa, para supervisionar as atividades e, após o período da bolsa-estágio, o aluno estará apto a ser contratado pela empresa caso seja do interesse da mesma, sendo a contratação a última etapa do projeto. 

No momento, existe um aluno atuando em uma empresa parceira. O bolsista Eduardo Mulazzani, sob orientação do professor Eduardo Spies, está atuando em um ambiente de trabalho amplo com possibilidades de implementação teórica e prática.  

Atualmente, o setor de Tecnologia da Informação encontra-se em um grande dilema a nível nacional e internacional: a TI está cada vez mais presente e necessária nas mais diversas áreas da economia e há um aumento cada vez maior na demanda por profissionais, mas, a quantidade de interessados nos cursos de informática mantém-se estável ou em declínio. E, como a busca de resultados é a prioridade da URI, uma das metas é que, a médio prazo,  aconteça um aumento na quantidade de profissionais qualificados na área de TI, melhorando as condições de competitividade das empresas relacionadas à área na região e favorecendo o desenvolvimento regional. 

O TRABALHO DO BOLSISTA:
Como primeiro projeto surgiu o interesse pela Internet das Coisas e como todo eletrônico se interligava. Foram estudados diversos protocolos de rede e foi decidido utilizar o MQTT como protocolo para troca de informação entre os clientes (Hardwares).

Com ele seria possível ligar e desligar uma lâmpada em sua casa em qualquer lugar do mundo que ouvesse conexão WIFI ou qualquer meio de conexão a rede. O nodeMCU esp8266 foi o arduino escolhido por ter um custo relativamente barato (em torno de 15 reais) e já possuir  conexão WIFI integrada. Atualmente, este projeto está em fase de desenvolvimento com a construção da interface do usuário. O hardware também está em desenvolvimento para generalização para o consumidor final.

Bitcoin: 
Surgiu o interesse por parte da empresa em relação as criptomoedas tendo como base principal o Bitcoin. O estagiário viu a necessidade de implementar algo que facilitava a visualização de uma técnica conhecida como “Arbitragem”, onde diversas criptomoedas em “Exchanges” são analisadas, vendidas e compradas. O bolsista aprendeu funcionalidades das linguagens JavaScript, PHP, HTML5, CSS3 para desenvolver um site que conseguisse pegar todos os valores de todas as criptomoedas que a Empresa utilizava em 8 sites ao mesmo tempo a cada 5 segundos e jogasse no site utilizando AJAX para visualização simples da “Arbitragem”. Desta forma, acabaram os problemas de abrir mais de 40 abas por vez e comparar todas.

Website: 
O mais recente projeto em desenvolvimento é o WebSite da empresa que espera-se estar em perfeito funcionamento em um mês. O estagiário aprendeu funcionalidades da Framewaork de HTML chamada Bootstrap criada pelo Twaiter. O Bootstrap torna simples o uso do HTML5,CSS3 e JavaScript quando se fala em criar páginas web responsivas a qualquer dispositivo com tamanho e resoluções diferentes de telas.

O aluno também está com um website em construção, além de projetos aleatórios. 

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Computação baseada em Satélites e o Futuro da Internet foram temas de Aula Inaugural de Curso

12/04/2024 13h00min

Egressos do Curso de Ciência da Computação são aprovados no Mestrado

26/02/2024 10h45min

Semana Acadêmica do Curso de Ciência da Computação abordou inovação e tecnologia

14/11/2023 15h44min

Trabalhe conosco: vaga para professor para o curso de Ciência da Computação

18/03/2023 11h23min

Egressa de Ciência da Computação no mestrado

24/02/2023 17h19min

URI Santiago forma a 16ª turma de Ciência da Computação

30/01/2023 15h49min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago