Acadêmicos e egresso de Agronomia aprovam trabalhos no APSUL AMÉRICA

30/09/2019 17h08min

10 trabalhos foram apresentados no 5° Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas – APSUL AMÉRICA.

As pesquisas envolvem o reconhecimento do solo, da sua degradação e rejuvenescimento, um recurso natural não renovável, substrato para o crescimento das plantas, fator essencial para o desenvolvimento e declino das sociedades ao longo dos tempos e tiveram a orientação do professor Dr. Júlio Cesar Wincher Soares e apresentam resultados de monitoramento espaço-temporal da paisagem do município de Santiago; da fertilidade dos solos de 13 municípios da Região das Missões; da ciclagem de nutrientes em pastagens de verão e das propriedades dos solos de uma encosta modal do Pampa Gaúcho, com a conversão do campo nativo para a cultura da soja. Os trabalhos contaram também com a contribuição dos estudantes Lucas Manzoni, Thuanny Couceiro, Guilherme Fávero Rosado, do Eng. Ambiental Paulo Baisch, do Prof. MSc Eduardo Ferreira (ciência da computação), do Prof. Marcelo Tusi (fracionamento do fósforo), da matemática Profa. Esp. Vanessa Gampert (simulação e modelagem matemática) e do Prof. Vânius Ventorini Veiga (vegetação de Santiago).

Conforme o estudante Thaynan Hentz de Lima, bolsista de PROUNI e estagiário em nosso Câmpus, na URI Santiago os alunos cursam disciplinas que despertam o interesse sobre inúmeros temas: “temos professores capacitados em várias áreas do conhecimento. Em nosso caso, as disciplinas de geotecnologias e de solos foram marcantes, com acesso a laboratórios funcionais e de última geração, utilizando ferramentas de posicionamento por satélite, sensoriamento remoto, geoprocessamento, big data, mineração de dados e inteligência artificial, com o aprendizado de máquina”, explica.

As pesquisas foram apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC – URI), Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

Sobre o evento

O APSUL AMÉRICA 2019 tem como tema a AGRICULTURA DIGITAL: O PRODUTOR RURAL NO CENTRO DAS NOVAS TECNOLOGIAS, com objetivo de tornar a agricultura de precisão uma ferramenta ao alcance de todos, oportunizando a difusão das recentes tecnologias em nível de pesquisa e aplicação com eficiência e sustentabilidade. Também, de promover a integração entre instituições governamentais, instituições de ensino e pesquisa, empresas fabricantes de máquinas e softwares, prestadores de serviços e produtores rurais.

Confira os trabalhos aprovados:

- Daniel Nunes Krum et al. DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DA MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO E SUA RELAÇÃO COM OS ATRIBUTOS DO TERRENO, NUMA CATENA DO PAMPA GAÚCHO – TRÊS ANOS DE MONITORAMENTO.

- Lidiane Martins da Costa et al. ACIDEZ DOS SOLOS DA REGIÃO DAS MISSÕES, RS.

- Lucas Nascimento Brum et al. VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA ACIDEZ E DA DEMANDA POR CALAGEM DOS SOLOS CULTIVADOS COM SOJA, NUMA CATENA DO PAMPA.

- Luryan Delevati,  Rodrigo Severo et al. VARIAÇÃO ESPACO-TEMPORAL DA RELAÇÃO SOLO X PAISAGEM DE SANTIAGO, RS - 11 ANOS DE MONITORAMENTO, REAL E PREDITO.

- Marco Fleck, Gabriel Gomes et al. VARIABILIDADE TEMPORAL DAS PROPRIEDADES QUÍMICAS DO SOLO SOB PASTAGENS DE VERÃO.

- Otavio Ladislau Garcia Medeiros et al. VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA ACIDEZ ATIVA DO SOLO E DA SATURAÇÃO POR BASES E ALUMÍNIO, NUMA CATENA DO PAMPA, CULTIVADA COM SOJA – 4 ANOS DE MONITORAMENTO.

- Thaynan Hentz de Lima et al. VARIABILIDADE ESPACIAL DAS FRAÇÕES DE FÓSFORO NUMA CATENA DE SOLOS DO PAMPA.

- Vitória Silva Coimbra et al. VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA ESTRUTURA DO SOLO, PÓS-INSERÇÃO DA CULTURA DA SOJA NUMA CATENA DO PAMPA – 4 ANOS DE MONITORAMENTO.

- Matheus Ribeiro Gorski et al. VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DO SOLO À PENETRAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM DIFERENTES PROPIEDADES FÍSICAS DO SOLO - 4 ANOS DE MONITORAMENTO.

- Higor Machado de Freitas et al. BANCO DE DADOS GEOGRÁFICO PARA O FORTALECIMENTO DA CADEIA APÍCOLA.

 







Postagens Relacionados

Colaboradores colocam seus desejos em árvore de Natal

12/12/2019 11h02min

Recesso na URI

12/12/2019 10h32min

Aproveite a oportunidade de fazer a sua graduação na URI

12/12/2019 10h06min

URI conta com Núcleo de Internacionalização

12/12/2019 09h57min

Curso de Psicologia em Florianópolis

12/12/2019 09h17min

URI é parceira de Carreata da Alegria. Colabore!

11/12/2019 19h30min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97700-000
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157




2019 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago