Na última terça-feira (10), em alusão ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 17 acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, realizaram uma ação educativa no Supermercado Ecomix. A atividade, que integra as aulas práticas da disciplina de Enfermagem em Saúde Mental, teve como objetivo sensibilizar clientes e colaboradores sobre a campanha do Setembro Amarelo, voltada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental.
Acompanhados da Professora Claudete Moreschi, os alunos abordaram as pessoas para conversar sobre o tema, entregando cartões com frases de valorização da vida e o número 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV), para quem precisasse de apoio emocional. Além disso, distribuíram fitas amarelas em forma de laço, incentivando a reflexão sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
A Coordenadora do Curso, Profa. Letícia Machado, também esteve presente, reforçando a importância de iniciativas como essa, que aproximam a comunidade de temas delicados, mas essenciais.
- Falar sobre a prevenção do suicídio é um ato de cuidado com a vida, e momentos como esse permitem que levemos essa mensagem para todos -, afirma a Coordenadora.
A ação ainda resultou na criação de um mural, no qual os participantes foram convidados a escrever uma palavra que representasse algo pelo qual eram gratos naquele dia. O mural se transformou em uma bela demonstração de gratidão e positividade, promovendo acolhimento e reflexão.
A Professora Claudete Moreschi, responsável pela condução dos acadêmicos, destacou a relevância da atividade prática no desenvolvimento dos futuros enfermeiros.
- Essa ação não só fortalece a formação acadêmica dos alunos, como também aproxima a comunidade de um tema que, muitas vezes, é cercado de tabus. Acredito que educar é também prevenir e cuidar. Essa foi uma experiência rica, tanto para os acadêmicos quanto para as pessoas que participaram -, enfatiza a Profa. Claudete.
Segundo a acadêmica Kailany Souza, a ação do Setembro Amarelo gerou um impacto profundo em sua jornada acadêmica, diante da temática da valorização da vida.
- Foi uma oportunidade de me conectar de forma sensível com as pessoas e perceber como gestos simples podem ter um significado imenso. A cápsula da felicidade ofereceu momentos de reflexão, enquanto o painel de gratidão reforçou a importância de valorizar o que realmente importa. Nas conversas, percebi que muitas vezes as pessoas só precisam de alguém que as escute. Isso fortaleceu meu compromisso com o cuidado integral e a promoção da saúde mental, essenciais para nossa prática como futuros profissionais de enfermagem - comenta a acadêmica.
O Curso de Enfermagem agradece ao Supermercado Ecomix, em especial ao Jailton Soares, pela oportunidade e parceria na realização da ação, que trouxe um impacto significativo, promovendo o diálogo sobre saúde mental e incentivando as pessoas a buscarem ajuda em momentos de dificuldade.