Acadêmicos do Curso de Direito da URI realizam doação ao Presídio Estadual de Santiago

04/04/2024 10h44min

Ação foi realizada com apoio do EPJUR em alusão ao Dia Internacional da Mulher

No dia 22 de março, os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, realizaram uma ação social alusiva ao Dia Internacional da Mulher, por intermédio do Escritório de Práticas Jurídicas (EPJUR). A ação aconteceu por meio da entrega de kits de higiene e livros, às detentas, do Presídio Estadual de Santiago (PESan). 

Os materiais foram montados a partir de doações arrecadadas no trote solidário e com verbas provenientes da realização de brechó solidário.

Na oportunidade, o Diretor do PESan, Cledir Pies, egresso do Curso de Direito da URI, possibilitou uma conversa informal, seguida de visita técnica, pela qual os alunos conheceram o interior do presídio, do albergue e da empresa que lá funciona,. Os estudantes foram acompanhados pelas docentes, Profª Barbara Alves Saikoski e Profª Lidiane Locateli Barbosa, pela assessora jurídica Nathália Carvalho Minosso e pela técnica administrativa Amanda do Carmo Campos.

Na ocasião, os acadêmicos receberam informações sobre organização, estrutura, funcionamento e rotina da Instituição, além de conhecerem de perto a dinâmica de funcionamento do estabelecimento prisional. Com base nisso, foi oportunizado que os alunos participantes da atividade, conversassem com a assistente social e com a advogada penitenciária, as quais conduziram a visita e relataram as maiores dificuldades enfrentadas pela instituição, assim como responderam aos questionamentos dos acadêmicos no decorrer da ação.

O Diretor, ainda, apresentou os projetos sociais desenvolvidos na casa prisional, os serviços prestados pelo Estado, bem como o conhecimento das condições de habitação das galerias, pavilhões e demais estruturas de ocupação dos apenados, contribuindo de forma relevante com a formação teórica e prática dos discentes do curso de Direito. A ação social e a visita técnica realizadas são consideradas ferramentas didáticas hábeis e diferenciadas no processo de formação profissional e cidadã dos participantes, que demonstra o engajamento da URI com a comunidade regional.

 

 

Galeria de imagens

Fonte: Escritório de Práticas Jurídicas (EPJUR)






Postagens Relacionados

Doação Solidária: EPJUR realiza entrega de donativos arrecadados à Campanha Institucional

29/05/2024 20h26min

Doação Solidária: EPJUR realiza Brechó Solidário em prol das vítimas das enchentes no estado

13/05/2024 15h07min

Cultura de Paz chega ao EPJUR do Curso de Direito por meio do NUPREM

02/02/2024 10h47min

EPJUR realiza o 1º Dia das Crianças Solidário

30/11/2023 00h28min

Vaga: URI contrata estagiário (a) para o EPJur

19/03/2020 12h45min

EPJUR começa atendimento no Câmpus dia 01

31/07/2019 17h11min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago