Jornada Integrada oportunizou a participação de estudantes do ensino médio e da graduação
Na última quarta-feira (02), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago promoveu a 5ª edição da Jornada Integrada (JIURI), um evento que se consolidou como um importante espaço para a troca de experiências e a apresentação de trabalhos científicos. O encontro reuniu estudantes do ensino médio e da graduação, proporcionando um ambiente vibrante de aprendizado e inovação.
Visando destacar a importância da integração entre diferentes níveis de ensino, o JIURI permitiu que estudantes do ensino médio apresentassem seus projetos ao lado de acadêmicos. Essa troca não só enriqueceu o conhecimento, mas também promoveu a formação de redes de contato e colaboração entre jovens pesquisadores.
Os trabalhos apresentados abarcaram diversas áreas do conhecimento, desde ciências exatas até humanas. Desse modo, estudantes trouxeram temas inovadores, com pesquisas que vão desde a sustentabilidade e meio ambiente até novas tecnologias e suas aplicações práticas. A diversidade dos temas refletiu a criatividade e o potencial dos jovens pesquisadores.
- A V Jornada Acadêmica Integrada da URI Santiago trouxe uma proposta de inserção do discente da escola de educação básica na Universidade, além de reforçar o engajamento dos acadêmicos nas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Desse modo, observou-se durante o evento a participação efetiva, a construção de conhecimentos, o protagonismo discente e principalmente a capacidade de formular e resolver problemas -, ressalta a coordenadora do JIURI, Professora Cisnara Amaral.
A jornada também foi marcada por premiações para os trabalhos destaques, incentivando a excelência acadêmica e a pesquisa científica. Professores e jurados tiveram a difícil tarefa de escolher os destaques, levando em consideração critérios como originalidade, relevância e clareza na apresentação.
Sendo assim, foram premiados os seguintes trabalhos:
Modalidade - Escola Privada
Literatura, genética e imaginação
Autores(as): Frederico Lamberti, Bruno Lavarda e Luana Gavioli de Souza;
Orientação: Profa. Cisnara Pires Amaral.
A produção de cosméticos sustentáveis como uma proposta de inovação dentro da economia circular
Autores(as): Ana Laura Perufo, Lorenzo Nadalon do Amarante e Otávio da Costa Floriano;
Orientação: Prof. Maximiliano Oliveira da Silva.
Anabolizantes e adolescentes
Autores(as): Pedro Noronha Rosado e Pablo Bueno;
Orientação: Profa. Cisnara Pires Amaral.
DeepFake, Ias Art como um plágio computacional
Autores(as): Maria Borges Ávila e Luisa Saraiva;
Orientação: Profa. Adriana Madrid da Rocha.
Escola Pública
Matematizando o mundo: a magia das exatas
Autores(as): Bibiana Gastaldo da Rocha, Laura Furtado, Mariana Bidinoto;
Orientação: Prof. Flávio Machado.
Análise da Concentração de açúcares e carboidratos na erva-mate (Ilex paraguariensis) durante a simulação de chimarrão pré-infusão
Autores(as): Ester Lencine dos Santos Kaufmann e Paola Vilanova Rodrigues;
Orientação: Prof. Cássio Marques Resmin
Ensino Superior
Responsabilidade dos jovens perante a escolha profissional: um relato de experiência
Autores(as): Luisa Kerber Grutzmacher e Jordana de Lima Stumpf;
Orientação: Prof. Thiago Mucenecki.
Efeito do treinamento de hidroginástica na pressão arterial e capacidade funcional em mulheres idosas
Autores(as): Maria Eduarda Martini, Emannuele de Almeida Soares, Yves Simões dos Santos;
Orientação: Prof. Marcos Franken.
Aplicativo-avante: solução para profissionais recém-formados na área do agronegócio
Autores(as): Júlio Rafael Martins Fernandes, Henrique Andrade de Ávila;
Orientação: Prof. Olívio Bochi Brum.
Parques Urbanos como espaços de renovação e descontração urbana: uma revitalização da praça Ludovico Shiffer
Autores(as): Fernanda Tonet Boeira e Paula Nunes Garcia;
Orientação: Profa. Giana da Rocha Zófoli.
Produtor rural e médico veterinário, por que fazer o teste de biocarrapaticida
Autores(as): Mariane Garcia Vielmo e Mariana Carolaine Corrêa Gomes;
Orientação: Profa. Carla Weiblen.
Os resumos dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do Ensino Médio e pela graduação, serão publicados em um e-book digital. Ainda no evento, ambas as modalidades receberam um Certificado aos trabalhos destaques, apresentados na 5ª JIURI.
A realização do evento foi organizada pela comissão composta por:
A Jornada Integrada da URI Santiago reafirma o compromisso da instituição com a formação de cidadãos críticos e conscientes, prontos para enfrentar os desafios do futuro. O sucesso do evento demonstra que, ao unir forças entre diferentes níveis de ensino, é possível criar um ambiente estimulante que valoriza o conhecimento e a pesquisa.
A URI Santiago parabeniza a todos os estudantes participantes do JIURI, valorizando cada trabalho apresentado no evento e o seu desenvolvimento.