30 anos URI: Centro de Práticas Veterinárias é inaugurado em evento marcado pela gratidão

05/05/2022 17h46min

Inauguração abriu mês de aniversário da URI Santiago

Momentos de emoção não faltaram na inauguração do Centro de Práticas Veterinárias Antônio Vivaldino Bonotto, na quarta-feira (4), em evento organizado pelo curso de Medicina Veterinária da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Câmpus Santiago.

Um desses momentos constituiu-se na homenagem feita pelo primeiro coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Olívio Bochi Brum, ao senhor Antônio Vivaldino Bonotto, agropecuarista que doou a área onde hoje é a instituição. Na presença dos familiares do homenageado, falecido no ano de 2020, Brum fez um retrospecto de sua vida, emocionando a plateia, formada por autoridades acadêmicas, civis e militares, bem como alunos, funcionários e professores. O docente comentou que no próximo dia 9 de maio, Vivaldino estaria completando 90 anos. “Uma vida dedicada ao trabalho, nutrindo o sonho de vencer na vida”. Lembrou que os dirigentes da universidade visitaram Bonotto, no ano de 2020, quando entregaram o convite para dar nome ao CPV, o que ele disse ser “uma honra”.

Quem abriu as falas da noite foi a Diretora Geral da URI Santiago, professora Michele Noal Beltrão. Começou com a gratidão à família Bonotto e fez um amplo agradecimento a todas as pessoas que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento da universidade. “Com estes agradecimentos vêm também os parabéns por este momento, por estarmos no sétimo semestre do curso e galgando espaços, a partir dos esforços dos professores junto aos acadêmicos, que já engrandecem a área da Medicina Veterinária”. A diretora também desejou vida longa ao curso.  “E que as ações de nossos futuros e futuras veterinárias já façam a diferença na saúde de uma forma geral”.

Em seu pronunciamento, a coordenadora, professora Monique Togni Martins, mencionou a pandemia, já que o curso foi implantado no ano de 2019 e, em março de 2020, a mesma foi declarada mundialmente. “Como ensinar os alunos sobre anatomia, microbiologia, semiologia à distância? Não foi nada fácil e sabemos que ainda não é, pois ainda sentimos em nós, espaços vazios deixados pela pandemia”.

A reinvenção, atitude que esteve em vários segmentos, especialmente na educação, mostrou a que veio! A docente disse que o curso não parou nunca. “Buscamos sempre atuar presencialmente, quando isso era possível, realizar aulas práticas, organizar novos laboratórios, com muita luta, união, fé e coragem”. No decorrer, mais duas turmas ingressaram, o que faz hoje o curso ter mais de 200 acadêmicos. “Tudo sempre foi por vocês e para vocês, nossos queridos alunos”.

Por meio de diversas fotos, Monique apresentou ao público o bloco 2 do Centro de Práticas Veterinárias.

O evento abriu as comemorações dos 30 anos da URI Santiago. Saiba mais aqui

O CPV

Tem como objetivo o atendimento clínico e cirúrgico de animais domésticos (cães, gatos, bovinos, ovinos e equinos), bem como atendimento clínico de animais silvestres da comunidade de Santiago e região.

Até o presente momento, o CPV conta com o bloco 2, no qual estão os consultórios, vestiários e salas de recepção, limpeza de materiais, esterilização, lavagem de mãos e paramentação, pré e pós-operatório, bem como, sala cirúrgica.

Realiza um importante papel social, pois presta atendimentos a animais de tutores de baixa renda através da comprovação do cadastro único.

O CPV contará com instalações para atendimentos clínico e cirúrgico de pequenos e grandes animais, sendo construído e equipado de acordo com as orientações legais dos Conselhos Federal e Regional de Medicina Veterinária.

A ampliação está em fase de estruturação, porém ainda em andamento. O bloco 1 apresentará uma área de internação e isolamento, sala de ultrassonografia e farmácia. O bloco 3 será composto por sala cirúrgica de grandes animais, sala de anestesia e estar de professores e funcionários, cocheiras, espaço de atividades práticas e viveiros.

 

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Aviso do Comitê de Ética e Pesquisa

24/06/2022 13h44min

Estágio é pauta de reunião entre URI e Hospital de Caridade de Jaguari

24/06/2022 13h37min

Novidade: capacitação ‘Liderança em tempos desafiadores’

23/06/2022 11h05min

Especial 30 anos URI: companhia inseparável do produtor rural

22/06/2022 14h43min

Informações sobre (re)matrículas

22/06/2022 10h04min

Estudantes de Administração e Contábeis em viagem técnica

21/06/2022 16h55min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157




2022 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago