Evento reuniu 22 trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre
No início de dezembro, o Curso de Agronomia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago promoveu o 3º Workshop Multidisciplinar, evento que marcou o encerramento das atividades do semestre. Durante o workshop, 22 trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre na disciplina de Projeto Integrador (PI) foram apresentados pelos acadêmicos do 4º, 6º e 8º semestre do Curso. A apresentação foi realizada no formato de pôsteres, permitindo que os estudantes compartilhassem suas pesquisas e projetos com a comunidade acadêmica.
A disciplina de Projeto Integrador, que se destaca por sua abordagem prática e multidisciplinar, é ministrada de forma conjunta pelos professores Tassiane Bolzan, Claiton Ruviaro e Eurides Gomes, que orientaram os alunos na execução dos projetos. A atividade teve como objetivo não apenas integrar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes nas diversas áreas da Agronomia, mas também estimular a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em equipe.
A apresentação dos trabalhos foi avaliada por um corpo docente do próprio Curso de Agronomia, que analisou a qualidade das produções acadêmicas, a aplicação prática dos conceitos aprendidos e a inovação nas soluções apresentadas. O evento foi considerado uma excelente oportunidade para promover a troca de conhecimentos e a valorização da produção acadêmica, além de ser uma importante vitrine para as habilidades e competências adquiridas pelos estudantes ao longo do semestre.
O 3º Workshop Multidisciplinar reflete o compromisso da URI Santiago com a formação de profissionais qualificados, preparando os acadêmicos para os desafios do mercado de trabalho e para a atuação em projetos que envolvem questões técnicas e ambientais relevantes para o setor agrícola. A dinâmica do evento e a qualidade dos trabalhos apresentados demonstraram o alto nível de ensino e pesquisa desenvolvido na instituição, consolidando a importância desse tipo de atividade na formação dos futuros profissionais da área.