30/06/2017 14h34min
25 anos URI: uma rádio que busca o entretenimento e a educação
Na série de reportagens especiais, neste mês falaremos da Rádio da Universidade, afinal, o que é uma rádio educativa?
Conheça um pouco da nossa URI FM!

Quem liga o rádio e ouve uma música ou uma notícia, nem imagina o quanto é preciso para que este conteúdo esteja no ar. São muitos equipamentos, a mesa de som e detalhes que cabem a um técnico cuidar. Por trás da música e da notícia, também estão pessoas e são elas que fazem uma emissora. Fundada no ano de 2004, a Rádio da URI possui a mesma missão da nossa universidade, formar pessoal ético e competente, inserido na comunidade regional, capaz de construir o conhecimento, promover a cultura e o intercâmbio. 

Instalada no câmpus universitário, tem uma programação voltada ao entretenimento e à informação, além dos quadros educativos/culturais. Carrega consigo o slogan “A Sua Sintonia Inteligente”, demonstrando que pode oferecer um algo a mais para os ouvintes.  

No ano de 2013, a emissora iniciou um trabalho no sentido de aproximar-se ainda mais dos cursos de graduação e da comunidade acadêmica, passando a veicular programetes com assuntos diversos, envolvendo saúde, tecnologia, cultura, leitura, notícias da universidade, etc.

Um ponto importante é que a Rádio da URI está ligada ao Núcleo de Comunicação da URI Santiago. Por isso, passou a ser vista como mais um meio de comunicação deste setor. Hoje, todos os assuntos da universidade vão parar na rádio, sendo difundidos também para todo o município. Inclusive, são muitos os convites que chegam de empresas, instituições e entidades diversas, para participação da rádio em ações e eventos na cidade e região. 

O que é uma rádio educativa? O rádio valoriza ideias, costumes e crenças de uma determinada comunidade. Com sua linguagem coloquial, possui um caráter popular, democratizando expressões das pessoas e valorizando os seus costumes, os seus ideais, as suas crenças. 

Foi no ano de 1925 que a Associação Brasileira de Educação (ABE) elaborou um plano de utilização sistemática do cinematógrafo e de radiotelefonia em proveito da educação. Assinado por Levi Carneiro, o plano é enviado aos governadores de todos os estados brasileiros. No documento, ele cita que o cinema e o rádio vêm obtendo ótimos resultados e que, no Brasil, devido a grande porcentagem de adultos destituídos de cultura, seria interessante a adoção desses meios de difusão de ensinamentos. 

Quanto às rádios educativas, é necessário que o mediador esteja continuamente em contato com os diversos segmentos que compõem essa comunidade, pois somente desse modo será capaz de conhecer e entender suas distintas realidades. É importante a participação da comunidade escolar/acadêmica na produção da mensagem, o que, atualmente, acontece na Rádio URI FM, seja com professores, acadêmicos, funcionários, etc. As  rádios educativas não devem opor-se ao conteúdo das rádios comerciais e vice-versa, pois seus objetivos gerais são diferentes.

Conforme o Ministério das Comunicações, a Radiodifusão com fins exclusivamente educativos é voltada à transmissão de programas educativo-culturais, não podendo ter caráter comercial nem fins lucrativos. 

Objetivos da Rádio URI FM: como está ligada ao Núcleo de Comunicação, ela busca retratar o cotidiano da universidade, através de entrevistas, notícias, etc. Ainda, busca levar aos ouvintes informações diferenciadas sobre saúde, tecnologia, cultura e segurança do trabalho, através de quadros realizados em parceria com os cursos de graduação. E, claro, sem afastar-se de seu papel principal, busca o entretenimento através de uma programação musical eclética, sendo que, em alguns horários, visa à veiculação de músicas que permitam a reflexão dos ouvintes. (programação abaixo)

Depoimentos: 
 “Vejo que é de extrema importância para o campus, pois traz em suas programações diversas notícias que são de interesse tanto dos acadêmicos como dos professores, informações importantes como as rematrículas, datas e prazos referentes ao FIES e PROUNI, eventos, atividades educativas, oportunidades de emprego e de estágios, entre outros. Claro que não posso esquecer-me das boas músicas tocadas pela nossa Rádio, que muitas vezes embalam e alegram meus dias e noites de estudo, trazendo tranquilidade em meio a um turbilhão de provas e trabalhos.”- Acadêmico do curso de Enfermagem Alessandro Zancan Colvero

“A Rádio 106.1 - URI FM,  tem grande valor na  construção de uma relação sadia entre Universidade e Comunidade,  na divulgação, na promoção e na conservação das memórias e da cultura regional, bem como na identidade acadêmica, tendo em vista que a Educação é, essencialmente, a relação mais verdadeira de comunicação.”- Funcionária Carla Silveira Moro

“A URI FM é uma verdadeira rádio educativa, pois além das músicas variadas como forma de entretenimento, leva ao ouvinte programas diferenciados como Cultura tá mesa, contos radiofônicos,  além dos programas informativos sobre cuidados com a saúde, alimentação,  dicas de leitura. Excelente programação.”- Professora Eliane Rangel
 

“Entendemos a Rádio Educativa como essencial a divulgação de todo o trabalho realizado pela comunidade acadêmica, exercendo um relevante papel social, comunicando ações e projetos de extensão, pesquisa e cursos de graduação e pós-graduação, além de outras importantes informações que contribuem, cada vez mais, para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e humanos.”- Direção da URI Santiago

“A presença de uma rádio no nosso meio sempre é motivo de muita alegria, pois a atividade deste veículo de comunicação tem sido decisiva para a construção da nossa sociedade. Ter uma rádio no meio de um ambiente acadêmico é algo que se reveste de um significado ainda maior, pois esta, além de levar aos ouvintes informação e entretenimento de rotina, ajuda na difusão do conhecimento por estar inserida num meio universitário. Temos muito orgulho da nossa rádio URI – Santiago, que no tempo em que está no ar tem engrandecido a nossa universidade e feito a diferença na qualificação do ambiente acadêmico, interferindo positivamente no desenvolvimento regional.”- Reitor da URI, Luiz Mario Spinelli



Galeria de Imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação
CALENDÁRIO
JULHO/2017
D
S
T
Q
Q
S
S
02
03
04
06
09
10
11
12
13
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Ver todos eventos
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 -
Santiago/RS - 97700-000
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157