31/03/2017 15h19min
25 anos URI: os serviços que a comunidade encontra no Centro de Estágios e Práticas Profissionais
Neste mês de março, dentro da série de reportagens especiais, conheça o CEPP, situado no centro do município de Santiago

A cada andar, um serviço diferente. Professores, funcionários e alunos envolvidos em uma mesma missão: ofertar serviços à comunidade, consagrando o Centro de Estágios e Práticas Profissionais como um espaço onde acontece a pesquisa e extensão de forma comprometida e qualificada. 

Por meio de estágios de acadêmicos, no prédio do CEPP, situado na rua Benjamin Constant, próximo à pracinha de brinquedos, são atendidas muitas  pessoas, em diversas áreas. No local, estão os seguintes setores: 

- Térreo: Centro de Cuidados de Enfermagem
- Térreo: Educafar
- Primeiro andar: Escritório de Práticas Jurídicas (EPJUR) 
- Segundo andar: Alternativa Júnior
- Segundo andar: Escritório Modelo de Arquitetura
- Segundo andar: PROCON
- Terceiro andar: Clínica Escola de Psicologia

O CEPP destaca-se pela excelência no atendimento prestado, pela possibilidade do acadêmico utilizar os seus conhecimentos durante o curso e pela oportunidade de colaborar no desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas do município. A URI, que conta com seis unidades no estado, possui este centro em apenas dois câmpus, Erechim e Santiago.
    
O URI CEPP foi inaugurado em solenidade oficial na manhã de 05 de julho de 2012. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades acadêmicas, entre elas, o pró-reitor de Administração da URI da época, professor Clovis Quadros Hempel, representando o reitor Luiz Mario Silveira Spinelli. Autoridades civis e militares também prestigiaram. 

"O CEPP é a possibilidade de exercício efetivo da teoria aliada à prática, como um cérebro vivo e vibrante dos nossos cursos de graduação que compõe esse Centro. Destaca-se por ser, tanto para os acadêmicos e professores, a oportunidade de aprimoramento da tríade ensino-pesquisa-extensão, quanto para a comunidade local, beneficiada pelos atendimentos prestados com excelência, realizados por nossos alunos e supervisionados por profissionais experientes e capacitados. Esse espaço, com certeza, reafirma o compromisso regional e missão universitária de formar pessoal ético e competente, características marcantes da URI há 25 anos", disse a diretora acadêmica do câmpus da URI Santiago, Michele Noal Beltrão (foto). 

 

 

Que tal fazer uma viagem pelo CEPP? 

Centro de Cuidados de Enfermagem: Promove atividades educativas e assistências relacionadas à área de atuação do profissional enfermeiro de forma gratuita aos usuários do Sistema Único de Saúde de Santiago. Atende de segunda a sexta-feira das 13h30min às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Enfermeiras docentes, uma enfermeira responsável técnica e acadêmicos atuam no local. O mesmo tem três consultórios de enfermagem, sala de estudos, sala de higienização e esterilização, entre outras. São, em média, 170 atendimentos mensais e 2040 atendimentos anuais. 
Realiza os seguintes cuidados: 

- Atividades educativas em grupo
- Curativos pós-operatórios
- Curativos em feridas agudas e crônicas de pequena e média complexidade
- Retirada de pontos
- Consultas de enfermagem em todos os ciclos vitais

Clínica Farmacêutica Educafar: É um projeto elaborado por profissionais e acadêmicos do curso de Farmácia, que visa auxiliar indivíduos portadores de feridas crônicas ou acometidos por doenças como hipertensão, diabetes e câncer. Como funciona:

- Acompanha o tratamento com medicamentos, orientando e sanando dúvidas quanto ao uso correto dos mesmos, bem como sobre as doenças
- Qualquer pessoa da comunidade pode procurar, sendo necessário levar um documento de identidade, caixinhas contendo os medicamentos que utiliza atualmente (ou somente os nomes dos mesmos) e exames laboratoriais dos últimos seis meses (se tiver)
- Os atendimentos no CEPP são realizados às quartas-feiras, das 13h às 17h, sendo possível também o agendamento de outros horários através de contato telefônico

Escritório de Práticas Jurídicas: Denominado "Desembargador César Dias", é um local que se destina a acadêmicos-estagiários do curso de Direito. Ele visa a prestação de serviços de consultoria, assessoria e assistência judiciária gratuita às pessoas carentes dos municípios que formam nossa Comarca, que possuam renda não superior a dois salários mínimos nacionais. 

A totalidade da carga horária desenvolvida nas disciplinas de Estágio Supervisionado é utilizada para o atendimento de atividades práticas, reais e simuladas, atendimento de partes, confecção e realização de peças processuais e acompanhamento dos respectivos processos, incluindo a participação nas solenidades de audiências. Tais atividades são orientadas pelos professores. O EPJUR funciona de terça a sexta-feira, manhã e tarde. 

Alternativa Júnior: Fundada em 12 de janeiro de 1999, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, sendo administrada por estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação e Psicologia, prestando serviços de consultoria e assessoria empresarial, desenvolvendo projetos para as empresas, entidades e sociedade em geral, sob a supervisão de professores da instituição. Sua departamentalização é dividida nas áreas de presidência, marketing, gestão de pessoas, projetos e administrativo - financeiro. Seus valores são o comprometimento, busca do conhecimento, iniciativa, trabalho em equipe e profissionalismo.

Escritório Modelo de Arquitetura: Acreditando que o ensino acadêmico pode e deve ser complementado com a experiência prática foi implantado o espaço, onde alunos atendem entidades de cunho social, projetos de interesse social e prefeituras da região. O escritório tem por objetivo promover a melhoria da educação e da formação profissional, através da vivência social e da experiência teórica e prática do campo profissional do Arquiteto Urbanista. São desenvolvidas as seguintes ações de forma teórica e prática:

- Elaboração dos projetos  solicitados através da entrevista com o cliente
- São realizadas visitas ao local da obra, levantamentos das medições da edificação ou terreno e elaboração e apresentação dos projetos aos solicitantes

Todo este trabalho resulta em benefícios sociais diversos, como diminuição do déficit habitacional, além de proporcionar às entidades sociais acesso ao profissional habilitado e aos projetos de forma gratuita. 

Clínica Escola de Psicologia: Espaço de formação acadêmica do curso de Psicologia, congrega atividades de ensino, pesquisa e extensão. Integrada à rede de atendimento à saúde mental do município de Santiago, tem a função de disponibilizar acompanhamento psicológico à comunidade de Santiago e região de abrangência da URI, através de estágios profissionalizantes, supervisionados por professores psicólogos da instituição. Atuam nela técnicos, estagiários, psicólogos docentes e acadêmicos.

A prioridade de atendimento é para pessoas de baixa renda. As inscrições para consultas são todas as segundas-feiras, até 16h. A clínica oferece:

- Psicoterapia individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos 
- Psicoterapia de grupo
- Psicoterapia de família/casal
- Psicodiagnóstico



Galeria de Imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação
CALENDÁRIO
ABRIL/2017
D
S
T
Q
Q
S
S
01
02
03
05
07
09
16
17
18
20
21
22
23
26
27
28
29
30
Ver todos eventos
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 -
Santiago/RS - 97700-000
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157