25 anos URI: os momentos importantes de 2017!

14/12/2017 10h12min

Na última reportagem especial do ano, destacamos alguns episódios, como os 25 anos e o recredenciamento junto ao MEC

Vamos relembrar alguns momentos?

Volta às aulas com show- As aulas iniciaram em 20 de fevereiro, mas foi em 14 de março que a URI realizou show para marcar a abertura do semestre e das comemorações de 25 anos. A banda santiaguense Proletários foi a responsável pelo show.

25 anos repleto de atividades- Pelo aniversário, aconteceram eventos como VI Encontro de Egressos,  Abraço à URI, Visite URI, URIFEST, Jogos Universitários e jantar do Jubileu de Prata. 

Egressos tem portal- Em oito de maio, dentro dos 25 anos da URI, foi lançado o Portal de Egressos da URI Santiago, sendo mais uma ferramenta para acompanhar a vida dos ex-alunos, bem como, divulgar notícias relativas a eles. O contato com egressos está a cargo dos coordenadores dos cursos e as notícias relativas aos mesmos são produzidas pela comunicação da Universidade.

Letras com máxima no MEC- No ano em que a URI comemorou seus 25 anos, um dos maiores presentes chegou em oito de maio: a URI Santiago recebeu a nota esperada por toda instituição de ensino, o cinco no curso de Letras! O MEC avalia sob três dimensões: Dimensão 1 – Organização didático-pedagógica; Dimensão 2 – Corpo docente e Dimensão 3 – Instalações físicas. 

Envolvimento na campanha do agasalho- Como em todo ano, a universidade engajou-se na campanha do agasalho do município. Além da URI, o Exército e Centro Empresarial foram parceiros. A campanha foi lançada em 14 de maio de 2017, durante mateada no ginasião, a qual teve patrocínio da URI. Em 28 de junho, a URI fez a entrega de todas as doações na Secretaria de Desenvolvimento Social. Foram mais de mil peças de roupa; 60 pares de calçado; 20 cobertores e 53 mantas.

Por um trânsito melhor- No mês de maio, a URI Santiago desenvolveu atividades relativas ao Maio Amarelo. Foram entregues aos alunos e professores fitas amarelas simbolizando o movimento, adesivos e fôlderes explicativos. O Maio Amarelo nasceu com uma proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. As ações foram organizadas e coordenadas pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX), o qual também realizou o III Seminário de Trânsito, em 18 de agosto de 2017.

URI com Você estreia no recreio de escolas- No mês de junho, a URI iniciou de forma diferenciada o URI com Você. Esteve presente no recreio das escolas estaduais, sendo que no mês de julho, contemplou o recreio noturno destas escolas. O projeto URI com Você oportuniza palestras e oficinas em escolas e demais instituições com diversas temáticas ao longo do ano; bate-papo sobre formas de ingressar na universidade e explanações sobre os cursos de graduação da URI e o mundo do trabalho. 

Um mês do advogado especial- Comemora-se o Dia do Advogado em 11 de agosto, mas, o curso de Direito realizou atividades o mês inteiro. A abertura do Mês do Advogado foi no dia 11, com jantar na AFURIS comemorativo ao dia do pendura, além de lançamento do programa de rádio Direito à Palavra, que é veiculado pela URI FM, todas as quartas, às 11h30min. A programação foi até dia 29, com eventos como II Sessão Didática do Tribunal de Contas do Estado, viagem técnica para Porto Alegre, Simulado da OAB, palestras, workshop das profissões jurídicas e 1ª oficina sobre pesquisa, extensão e ação social. 

URI anuncia mestrado- Santiago terá seu mestrado! A conquista foi anunciada em 10 de agosto, do gabinete da direção, em coletiva de imprensa. O mestrado em Ciências Ambientais visa desenvolver a capacidade crítica e inovadora dos profissionais da área e prepará-los para trabalhar em equipes multi e interdisciplinares; formar pesquisador com capacidade de contribuir na construção de políticas públicas e no desenvolvimento de novas tecnologias; gerar e difundir conhecimento científico com enfoque na conservação, na minimização de conflitos socioambientais e no uso sustentável de recursos naturais; e atuar no diagnóstico de problemas ambientais, planejando e encaminhando soluções para o desenvolvimento sustentável. 

Dia do estudante na URI- Entre os tantos eventos do câmpus, um é muito especial: o dia do Estudante! A data foi comemorada em 10 de agosto, com degustação de bolos, salgados e doces e distribuição de erva-mate e de brindes. 

Biblioteca lança campanha- A Biblioteca da URI Santiago inovou ao lançar campanha para preservar o acervo, levando em conta que livros bem cuidados podem ser utilizados por vários anos por outros alunos e o valor que a instituição investe repondo obras que foram danificadas, pode ser investido em outras demandas.  A campanha Preserve o Saber- uma campanha de preservação do acervo, foi lançada oficialmente em 10 de agosto, após a ação comemorativa ao dia do estudante. Foram feitos vários materiais para a mesma, como cartazes, spots para a Rádio da URI, marcadores de livros, etc. 

Visite URI, um evento consolidado- Durante todo o ano, vários Visite URI acontecem, fazendo com que a URI recepcione estudantes e várias pessoas de Santiago e região. Mas, dois Visite receberam destaque: o que foi realizado em 15 de agosto, recebendo estudantes de Santiago, e em 18 de novembro, recebendo estudantes de Santiago e região. 

Pesquisa em evidência- A Jornada Integrada da URI é um evento organizado pela Direção Acadêmica e coordenações dos cursos do câmpus de Santiago, sendo que professores, acadêmicos, egressos da URI e de outras instituições são convidados para apresentarem seus trabalhos. O evento, na sua segunda edição, ocorreu em quatro de setembro, sob a temática Novas perspectivas para a Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Lançado o programa URI Vantagens- O URI Vantagens foi lançado no  segundo semestre, sendo válido para quem ingressar pelo vestibular 01/2018. Segundo a direção, é um programa que tem como finalidade a institucionalização e regulamentação de benefícios estendidos a estudantes regularmente matriculados e que atendem aos critérios estabelecidos. 

Se Joga- Com este slogan, a URI lançou seu vestibular de verão dia 16 de outubro, com show com a banda de pop rock Os Marias, da cidade de Santa Maria. O vestibular, que aconteceu dia 26 de novembro, ofereceu 550 vagas em 13 cursos de graduação: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Letras, Pedagogia e Psicologia. 
 

URI com medicina- Em 29 de novembro, o Ministério de Educação publicou a portaria autorizando definitivamente a abertura do curso de Medicina na URI Erechim. O curso terá 55 vagas anuais. O mesmo vem coroar um trabalho desenvolvido há vários anos e oferecerá mais um campo de formação profissional que trará grande contribuição para a saúde e o desenvolvimento regional.  

 URI recredenciada- A URI está recredenciada pelo MEC! O conceito final alcançou quatro em um máximo de cinco possível. Uma comissão de avaliadores do MEC examinou a Universidade sob o prisma de cinco grandes eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física. Ao final de três dias de análises, a comissão constituída pelos professores dra. Carla Mary da Silva Oliveira, dra. Marcia Mello Costa De Liberal e dr. Edison Luiz Leismann (coordenador da comissão), concluiu que a “Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), por ter obtido o conceito final igual a 4, apresenta um perfil muito bom de qualidade”.

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Edital de Bolsas de Pesquisa e Extensão encerra hoje

15/04/2024 10h27min

Aberto os Editais de Bolsas de Pesquisa e Extensão

05/04/2024 14h44min

Data de finalização da Avaliação Institucional foi prorrogada

08/11/2023 10h49min

Agosto Dourado buscará compartilhar saberes

22/07/2023 13h57min

Revista Multiciência está com chamada aberta para publicação de artigos

21/07/2023 16h39min

Comunicado sobre expediente

13/07/2023 16h05min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago