25 anos URI: Centro Ictiológico, aquele lugar que todos querem conhecer!

31/07/2017 14h48min

Na série de matérias especiais, URI Santiago apresenta o seu Centro Ictiológico

Na região do Vale do Jaguari a piscicultura vem tentando desenvolver-se desde 1998. Desde lá, foram elaboradas algumas ações através de programas ou projetos governamentais ou não, sendo que a parcela mais significativa foi no ano de 2000 com a implantação do projeto de extensão intitulado “Formação de agentes para a profissionalização da piscicultura no município de Santiago”, onde a instrumentalização de um grupo de acadêmicos do então curso de Engenharia Agrícola proporcionou apoio a órgãos como a EMATER, Sindicato Rural, Secretaria da Agricultura do Município, entre outros. Na época, aconteceram várias ações, entre elas, a formação da associação dos piscicultores de Santiago, a primeira feira do peixe, o apoio a produtores rurais nas instalações e manejo piscícola, projetos de pesquisa, entre outros. 

Atualmente, sentindo a necessidade de revigorar as ações, foi proposto um novo projeto de extensão, acreditando que o mesmo irá contribuir para o alavancamento e permanência desta atividade na região.

O projeto Centro Ictiológico tem a orientação dos professores Olmiro Bochi Brum e Ludmilla Oliveira Ribeiro, cujos objetivos são proporcionar aprendizagem para a comunidade em geral sobre piscicultura; oportunizar aos acadêmicos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, entre outros, o conhecimento das espécies nativas ou não, bem como manejo nas criações piscícolas e criar um ambiente para visitação das escolas, produtores rurais e comunidade em geral, que possibilite a visualização de espécies de peixes criadas ou com potencial de criação no município. 

 

O projeto busca:

- desenvolver atividades de diagnóstico da piscicultura no município; 

- elaborar atividades para orientar e instrumentalizar os acadêmicos para atendimento e apoio as ações feitas por entidades públicas ou não no que tange a criação de peixes na região; 

- estabelecer um local que sirva como ponto de referência no apoio a produtores rurais bem como sirva de orientação a alunos da rede pública e privada e público em geral;  

- servir como centro de recuperação e resgate de animais da fauna aquática, tanto marinha como de águas continentais e de apoio a ações de repovoamento de rios e lagos da região.

 

 Agora que o centro já está implantado, é disponibilizada a visitação das escolas públicas e privadas a fim de despertar nos alunos o interesse, bem como, esclarecer aspectos relacionados com a comunidade íctia (peixes e organismos aquáticos). Difícil passarmos mais de uma semana sem receber alunos do município e região, que saem encantados do local.

 

Faça contato: 

Coordenador Prof. Olmiro Bochi Brum

E-mail: olmiro@urisantiago.br

Telefone: 55 3251 3151, ramal 286

 

Abaixo, algumas fotos das belezas do nosso Centro Ictiológico! Venha conhecer! 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação


Postagens Relacionados

Os horários da URI no período de férias

13/12/2017 10h32min

URI Santiago deseja ótimas férias aos alunos (as)

07/12/2017 14h44min

Pesquisa em destaque: trabalho aprovado para evento na Espanha

07/12/2017 10h26min

Professor doa livro para nossa Biblioteca

07/12/2017 09h55min

Momento de repensar o espaço escolar

05/12/2017 09h15min

URI recredenciada pelo MEC

04/12/2017 14h10min







Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97700-000
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157
2017 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago