EM BREVE
Área do conhecimento: Educação.
Grupo de Pesquisa: História, Educação e Processos Formativos.
Linha(s) de Pesquisa: Formação do Educador e Praticas Pedagógicas; Epistemologia e Educação.
Público-alvo: Profissionais graduados em distintas áreas, interessados na educação inclusiva e no Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Pré-requisitos para seleção: Graduação concluída em instituições reconhecidas pelo MEC.
Objetivo geral: Capacitar profissionais da educação e da área técnica para o Atendimento Educacional Especializado – AEE – para atuar com a função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades no ensino regular, assegurando sua inclusão escolar.
Objetivos específicos:
- Capacitar profissionais na área da educação, da saúde e profissionais a fim para atuarem em salas de recursos multifuncionais e/ou salas de recursos no atendimento especializado ao sujeito incluído;
- Garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;
- Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem;
- Assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino do aluno incluído.
Disciplinas:
Sistema nervoso e a relação com a aprendizagem I
A construção da escrita e do número: e seus processos neurocientíficos na aprendizagem
Al aprendizaje y la inclusión educativa: estrategias e intervenciones teórico practicas
Deficiência visual/cegueira e o Atendimento Educacional Especializado
Deficiência Auditiva/Surdez e o atendimento educacional especializado
Deficiência Intelectual e o Atendimento Educacional Especializado
Deficiência Física e a criança com Paralisia Cerebral: Atendimento Educacional Especializado
Tecnologia Assistiva TA - acessibilidade, participação e aprendizado para o contexto educacional inclusivo
Transtorno Global do Desenvolvimento: e o Atendimento Educacional Especializado
Altas Habilidades e Superlotação: e o Atendimento Educacional Especializado
A Política Nacional de Educação Inclusiva
Avaliação de estudantes com NEES no ensino regular
Organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as Adequações Curriculares
Prática em Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Professores:
Arnaldo Nogaro
Adriana Carlosso Irion
Ana Maria Balbé Martins
Maria José Borsani
Valquirea Martins Monteblanco
Patrícia Farias Fantinel Trevisan
Renata Cocini Carvalho Canabarro
Sabrina Felin Nunes
Patricia Menezes Schmitt
Rita de Cássia Reckziegel Bersch
Dr. Cristiano Firpo Freire
Fabiane de Carvalho Biazus
Angélica Regina Schmengler
Elisandra Conterato Bergmayer
Carmem Rosane Segatto e Souza
Giovana Toscani Gindri
Coordenadora pedagógica do curso:
Giovana Toscani Gindri
Mestre em Educação - UFSM
Experiência acadêmica e profissional: professora docente dos cursos de Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas e Educação Física, com a disciplina educação Inclusiva I e II, em prática de Estágios Educação Infantil e Anos Iniciais. Professora Orientadora de Monografia. Professora dos cursos em EaD Pedagogia e Letras. Professora da disciplina de Saberes Neurocientíficos: aprendizagem. Dificuldades e Transtorno na Criança.
E-mail: giovana.gindri@urisantiago.br Telefone para Contato: (55) 0996002119
Mais:
A proposta de um Curso de Pós – Graduação em Especialização Internacional em Atendimento Educacional Especializado- AEE todas as ênfases, refere-se às políticas públicas que vêm sendo implementadas pelo MEC, diante da construção da Educação Inclusiva. Vários documentos legais regulamentam a inclusão da pessoa com deficiência no ensino regular. Esses documentos vêm crescendo desde a Constituição Brasileira de 1988, onde este aponta que todos os cidadãos brasileiros são iguais perante a lei, não podendo sofrer qualquer preconceito e é dever do Estado, Brasil ( 1988, p. 11): direito de todos a educação; e em seu art. 208, III, “o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino”; até a Nota Técnica de maio de 2010, onde o desenvolvimento inclusivo das escolas assume a centralidade das políticas públicas para assegurar as condições de acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos nas escolas regulares, em igualdade de condição.
A criação do Curso de Pós-Graduação em Especialização Internacional em Atendimento Educacional Especializado- AEE todas as ênfases, possibilitará a inserção de um profissional capacitado no atendimento ao aluno com deficiência (física, auditiva, intelectual visual e múltiplas), transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, incluído no sistema regular de ensino. O perfil deste profissional no sistema educacional vai ao encontro dos objetivos e metas da Política Pública da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), assegurar uma educação de qualidade a todos os educandos.
O profissional do AEE terá como atribuições dentro do contexto educativo:
- Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo;
- Elaborar e aplicar o plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
- Organizar o tipo e o número de atendimentos dos alunos na sala de recurso;
- Acompanhar a funcionalidade e aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular;
- Orientar professores e familiares sobre os recursos pedagógicos;
- Ensinar e usar a tecnologia assistiva;
- Estabelecer articulação entre o AEE e os professores do ensino regular, e parcerias com os setores intersetoriais.
Serão estabelecidas parcerias com as escolas da rede municipal e estadual, a fim de que os alunos possam realizar seu estágio prático nas salas de recursos multifuncionais e/ou sala de recursos. Essa parceria poderá acontecer com escolas do município de Santiago, local de realização do curso, ou no município de origem do aluno, municípios da região.
*Pretende-se desenvolver o curso na modalidade de Curso Presencial, sendo que: uma disciplina desenvolvida a distância e três disciplinas na modalidade presencial e à distância, conforme legislação vigente. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado para as disciplinas EaD, será o Moodle.